Faça parte do Portal Mais Minas no Instagram e Google Notícias. Mantenha-se bem informado.
Após o transbordamento do dique de contenção ocorrer devido às chuvas fortes que ocorreram na cidade de Congonhas na última sexta-feira (20), a Ferro+ fez um pronunciamento à imprensa e população explicando a sua versão dos fatos. Confira:
” Esclarecemos que no dia 20/12/2019, última sexta-feira, um evento chuvoso intenso (~120mm durante uma hora) ocorreu na área onde se localiza a Ferro+ Mineração, próximo à cidade de Congonhas, na região Central do Estado.
Drenagens provenientes da própria mina e também da rodovia BR-040 são direcionadas para a estrutura, dimensionada para tal fim, chamada Dique do Josino.
Essa estrutura não é uma barragem e sim um dique de contenção de sedimentos, de baixo risco, que continua operante e intacto, ou seja, não houve rompimento. No entanto, o volume de água excedente passou pelo vertedouro e foi direcionado para a galeria da BR-040 que não conseguiu dar a devida vazão, alagando momentaneamente a entrada da empresa e a própria rodovia à jusante.
A empresa ressalta que o alagamento foi por um curto período de tempo e não afetou a captação da água que abastece o bairro do Pires, na cidade de Congonhas, localizada em outra bacia.
A Ferro+ Mineração reitera que não utiliza Barragem de Rejeitos, ou seja, 100% dos rejeitos gerados no processo produtivo são empilhados à seco.
A Companhia informa ainda que segue rigorosamente a legislação ambiental e a Política Nacional de Segurança de Barragens.
A Ferro+ está colaborando ativamente com a Prefeitura Municipal e os órgãos ambientais para os devidos esclarecimentos. “
Ontem (22), a Prefeitura de Congonhas também se manifestou por meio de suas redes sociais. Segundo o executivo municipal, “alguns vídeos e boatos que têm circulado pela internet de um possível rompimento de barragem de rejeitos na Mina da Ferro + Mineração não retratam a verdade. Esta mineradora não tem barragem de rejeito de minério, pois seu rejeito é empilhado a seco.”
Confira a nota na íntegra: