A sexta edição do Festival Timbre, maior festival de música, arte e cultura independente do interior de Minas Gerais já tem data marcada. De 13 a 15 de setembro Uberlândia será palco de uma grande celebração da cultura e do amor. Com o tema “Só o amor nos completa”, o festival terá diversos palcos nos principais pontos culturais da cidade.
Nos dois primeiros dias, o evento ocorre no interior e exterior do Teatro Municipal, cartão postal da cidade arquitetado por Oscar Niemeyer. Já a Praça Sérgio Pacheco, inaugurada em 1976, será o local para o último dia do evento. Ao todo, serão mais de 20 atrações durante os três dias de festival. Novos músicos serão divulgados até setembro.
Sexta-feira (13)
No primeiro dia, sexta-feira (13), a 6ª edição do Festival Timbre traz apresentações acústicas e mais intimistas. Em dueto inédito, Bemti mostra seu talento ao lado da veterana Roberta Campos, que já emplacou mais de 15 músicas em novelas, incluindo o hit “De Janeiro a Janeiro“. O trio Tuyo, destaque em diversos festivais nacionais e internacionais, convida Lucas Silveira (vocalista da banda Fresno) para relembrar grandes sucessos e, assim, encerrar o primeiro dia de evento.
Sábado (14)
No sábado (14), o festival mostra toda sua força! Serão Palcos Simultâneos, Feira Gastronômica, Stands Expositores e várias opções de interatividade para o público apreciar. Um dos shows mais esperados do festival é de Baco do Exu do Blues, premiado em 2018 como “melhor álbum do ano” pela conceituada revista Rolling Stone e como “melhor clipe” no Festival de Cannes. A atração tem causado alvoroço nas redes sociais do Timbre.
Entre os destaques do segundo dia também estão Anavitória, duo musical que se tornou ícone da nova geração e venceu o Grammy Latino 2018, na categoria “Melhor Canção Brasileira”. O duo fez sua primeira aparição em festival na edição de 2016 do Timbre.
Desembarcando do Pernambuco, Duda Beat vem mostrar sua sofrência pop que a elevou à condição de revelação de 2018, e, de Vitória (ES), DeadFish lança o novo álbum de carreira, Ponto Cego. O projeto “Os Amantes”, fruto do edital Natura Musical, fará seu show de estréia, protagonizado por Jaloo e Strobo.
Todo ano o Festival Timbre traz em sua programação artistas regionais e em início de carreira, valorizando a música independente. “Esse talvez seja um dos principais objetivos do festival: valorizar artistas novos, artistas da região. Não faz sentido nenhum trazer só artistas nacionais, os artistas locais precisam ter esse espaço de trabalho, essa mídia. Essa é uma das premissas do festival”, comenta Gabriel Caixeta, organizador do evento. Divulgados para o sábado, Arthur Xará, Vaine e Black Pantera completam o line.
Domingo (15)
O projeto Arte na Praça encerra o festival no domingo (15), na Praça Sérgio Pacheco. Shows e exposições ocupam uma das praças mais antigas da cidade. A entrada para esse dia é gratuita e é um dos poucos eventos culturais da região que democratiza o acesso do público a diversas manifestações artísticas. Arte na Praça é um evento realizado há 17 anos pela Universidade Federal de Uberlândia (UFU), através da Pró-reitoria de Extensão e Cultura (Proexc) e Diretoria de Cultura (Dicult). A parceria entre o festival e a UFU acontece desde a primeira edição do Festival Timbre, em 2012.
Neste ano, cerca de 1.000 empregos diretos e indiretos serão gerados a partir da realização do Festival, que espera um público de 25 mil pessoas e deve girar cerca de 2 milhões de reais para a economia local.
Serviço – Festival Timbre
Sexta 13/09 – 19h30 – Teatro Municipal (área interna)
Tuyo (PR) convida Lucas Silveira (Fresno/RS)
Bemti (MG) convida Roberta Campos (MG)
Ingressos: www.ingressolive.com/festivaltimbre ou nas lojas Fox Club (Center Shopping, Uberlândia Shopping e Terminal Central)
Sábado 14/09 – 14h – Esplanada Teatro Municipal
Anavitória (TO)
Baco Exu do Blues (BA)
Dead Fish (ES)
Duda Beat (PE)
Os Amantes com Jaloo+Strobo (PA)
Black Pantera (MG)
Arthur Xará (MG)
Vaine (MG)
Ingressos: www.ingressolive.com/festivaltimbre ou nas lojas Fox Club (Center Shopping, Uberlândia Shopping e Terminal Central)
Domingo 15/09 – 14h – Praça Sérgio Pacheco
A confirmar
Entrada Gratuita.
Veja também: Eles movimentam a cena “underground” da música marginal mineira; conheça