Croatas tem mais posse de bola, porém França, mais eficiente, aproveita melhor as chances, faz 4 a 2 na Croácia e garante sua segunda conquista de Copa do Mundo, 20 anos depois de levantar o caneco pela primeira vez. (França campeã do mundo: 1998, na França / 2018, na Rússia).
Em boa parte do jogo, tivemos uma seleção croata com mais posse de bola, indo ao ataque, buscando o gol, enquanto a França jogando mais recuada, investindo em bolas paradas, jogadas de contra ataque e, principalmente, na eficiência. E assim, na partida realizada na tarde deste domingo (15/07), no estádio Luzhnikí, em Moscou (Rússia), as seleções atuaram com as seguintes formações:
FRANÇA: Lloris; Pavard, Varane, Umtiti e Hernández; Kanté (N’Zonzi), Pogba, Mbappé, Griezmann e Matuidi (Tolisso); Giroud (Fekir)
Técnico: Didier Deschamps
CROÁCIA: Subasic; Versaljko, Lovren, Vida e Strinic (Pjaca); Brozovic, Rakitic, Rebic (Kramaric), Modric e Perisic; Mandzukic
Técnico: Zlatko Dalic
Primeiro tempo – O jogo começou com forte marcação de ambos os lados, porém, com o time Croata conseguindo obter mais posse de bola. E aos 10 minutos, Rakitic deu um belo lançamento na área para Perisic, que acabou errando o domínio, deixando a bola sair pela linha de fundo. A Croácia seguia mais agressiva, até que aos 17 minutos, os franceses abriram o placar com gol contra de Mandzukic, que acabou cabeceando contra a própria rede, depois de cobrança de falta Griezmann da entrada da área. 1 a 0 França.
Apesar do gol contra, os croatas não se abateram e continuaram a se lançar ao ataque. Com 24 minutos, Pogba saiu jogando errado e foi desarmado por Mandzukic que desceu em contra-ataque, jogou a bola na área para Rakitic, que tentou um chute de primeira, mas acabou mandando direto pra fora. Porém, três minutos depois, Modric cruzou para a entrada da área, Vrsaljko sobiu e e escorou para o meio. Mandzukic brigou no alto com Pogba e, Rebic também desvia. Na sequência, Vida ficou com a sobra e escorou para Perisisc que, com o pé direito, fez o corte em Kanté para soltar uma bomba com pé esquerdo. A bola ainda desviou em Varane antes de parar no fundo do gol. Tudo igual, 1 a 1.
Aos 37 minutos, os franceses voltaram à frente no placar em cobrança de pênalti. Griezmann bateu de esquerda, com categoria, mandando a bola no canto direito do goleiro, que caiu para o lado esquerdo. Bola para um lado e goleiro para o outro. 2 a 1 para França. No lance que originou o pênalti, Griezmann cobrou escanteio na primeira trave, Matuidi tentou o desvio para o gol e Perisic chegou para fazer o desvio, porém o jogador croata fez o corte de mão. O árbitro da partida, Nestor Pitana, ouviu as recomendações dos assistentes de vídeo e foi à beira do campo para rever o lance, e assim, confirmou a penalidade máxima para a seleção francesa. A partida seguiu até aos 48 minutos, quando Pitana apitou pela última vez na primeira etapa, que terminou em; França 2, Croácia 1.
Segundo tempo – As seleções voltaram com as mesmas formações para a segunda etapa. E aos 2 minutos, os croatas já partiram em busca do empate. Rakitic fez belo passe em profundidade na esquerda da grande área e Rebic chegou para chutar forte no ângulo esquerdo, obrigando Lloris a fazer uma belíssima defesa com as pontas dos dedos para evitar o segundo gol da Croácia. Quatro minutos depois, foi a vez dos franceses chegarem. Em rápido contra-ataque pelo lado direito, Pogba fez passe em profundidade para Mbappe. O craque da 10 ganhou do zagueiro Vida e chutou no canto direito, mas Subasic fez uma grande defesa com o pé e evitou o que seria o terceiro gol da França.
Os croatas seguiram pressionando, mas quem balançou a rede foi a seleção francesa, com Pogba, aos 13 minutos. Na jogada, Pogba deu um belo lançamento para Mbappé, que foi à linha de fundo e cruzou. A bola ficou Griezmann, que segurou a redonda e rolou para Pogba. O volante bateu de pé direito em cima da zaga, mas no rebote, chuta de pé esquerdo, surpreendendo Subasic, que deixa a bola passar para o fundo do gol. 3 para a França, 1 para a Croácia.
Aos 19 minutos, os franceses ampliaram o placar com Mbappé. No lance, Hernández fez bela jogada pela esquerda, passou por Mandzukic e tocou no meio para Mbappé. O camisa 10 francês recebeu na entrada da área e, com espaço, bateu firme. E a bola foi no canto de Subasic, que só a viu o balançar da rede. 4 a 1 para a França. Mas os croatas não se entregaram, foram ao ataque. E assim, aos 23 minutos, Varane recuou a bola para o goleiro Lloris, que, sozinho, segurou a bola e tentou o drible pra cima de Mandzukic, mas o atacante, esperto, chegou para a dividida e conseguiu tomar a bola que foi direto para o fundo do gol. Fazendo assim o segundo para os croatas, diminuindo o placar para 4 a 2.
A partir de então, a partida seguiu disputada, com boas chances para ambas as seleções, porém o placar não foi alterado, e assim, aos 50 minutos, o juiz apitou pela última vez na partida, e a França se tornou bicampeã do mundo. Levantando a taça em 1998, na França, e em 2018, na Rússia.
FICHA TÉCNICA
FRANÇA 4 X 2 CROÁCIA
Local: Estádio Luzhnikí, em Moscou (Rússia)
Data: 15 de julho de 2018, domingo
Horário: 12 horas (de Brasília)
Árbitro: Néstor Pitana (Argentina)
Assistentes: Hernán Maidana e Juan Belatti (ambos da Argentina)
Cartões amarelos: Kanté e Hernández (França)
Gols:
FRANÇA: Mandzukic (contra), aos 17, e Griezmann, aos 37 minutos do primeiro tempo; Pogba, aos 13, e Mbappé, aos 19 minutos do segundo tempo;
CROÁCIA: Perisic, aos 27 minutos do primeiro tempo; Mandzukic, aos 23 minutos do segundo tempo
Leia também: Agora é pra valer: A intertemporada Celeste – Parte III
França bate Croácia e é bicampeã do mundo
60