Funcionários da Samarco participam de reunião da Câmara Municipal de Ouro Preto

Publicado: última atualização em
Funcionários da Samarco participam de reunião da Câmara Municipal de Ouro Preto

Faça parte do Portal Mais Minas no Instagram e Google Notícias. Mantenha-se bem informado.

Na reunião ordinária desta quinta-feira, 16 de fevereiro, com início pela manhã, funcionários da Samarco usaram a tribuna livre da Câmara Municipal de Ouro Preto para falar sobre diversos aspectos da empresa, como licenciamento, emprego, impostos e o retorno das atividades na cidade de Mariana.

Durante a reunião, alguns vereadores manifestaram apoio a retomada das atividades da mineradora. Também estiveram presentes representantes do grupo “Justiça sim, Desemprego não” e a população em geral.

A Samarco está atravessando um processo de licenciamento para retomada das atividades na cidade de Mariana após o rompimento da barragem de Fundão. Juntamente com esse processo, há diversas manifestações a favor e contra o retorno da empresa.

Para a retomada das atividades, A Samarco está propondo um novo sistema de disposição de rejeitos utilizando a Cava de Alegria Sul, em processo de licenciamento ambiental na Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável de Minas Gerais (SEMAD). Esse é um dos passos do planejamento operacional da Empresa.

Segundo a empresa, “A Cava de Alegria Sul é uma alternativa temporária e que permitirá a disposição de rejeitos em um futuro retorno das operações com 60% da capacidade produtiva. A área era utilizada para a extração do minério de ferro. A Cava não possui conexão física com a área de barragens do Complexo de Germano, do qual fazia parte a barragem de Fundão, onde ocorreu o rompimento.”

Em Ouro Preto, esse empreendimento já foi consentindo pelo Conselho Municipal de Desenvolvimento Ambiental (CODEMA) e Conselho Municipal de Preservação do Patrimônio Cultural e Natural (COMPATRI).

A previsão que a empresa volte a atuar na região no segundo semestre de 2017. No final de 2016, o atual Ministro de Minas e Energia, Fernando Bezerra, havia dito que a Samarco poderia ter sua licença revista para voltar a operar no começo de 2017, conforme publicado pela Folha de São Paulo.

Em enquete realizada em 2016, 97% dos votantes se mostraram a favor da retomada das operações da mineradora Samarco. Veja detalhes da enquete em Retomada das atividades da Samarco em 2017, você é a favor ou contra? Confira o resultado da nossa enquete.

Foto: Funcionários da Saarco na tribuna durante reunião da Câmara Municipal de Ouro Preto (Página Justiça Sim Desemprego não)
Foto: Funcionários da Saarco na tribuna durante reunião da Câmara Municipal de Ouro Preto (Página Justiça Sim Desemprego não)
Foto: Funcionários da Saarco em reunião com vereadores da Câmara Municipal de Ouro Preto (Página Justiça Sim Desemprego não)
Foto: Funcionários da Saarco em reunião com vereadores da Câmara Municipal de Ouro Preto (Página Justiça Sim Desemprego não)
Foto: Vereador Marquinho exibe camisa da a causa do grupo "Justiça sim. Desemprego não"  (Página Justiça Sim Desemprego não)
Foto: Vereador Marquinho exibe camisa da a causa do grupo “Justiça sim. Desemprego não” (Página Justiça Sim Desemprego não)

Este site utiliza cookies para melhorar sua experiência. Presumiremos que você concorda com isso, mas você pode cancelar se desejar. aceitar LER MAIS