Menu

Fundação Renova e Senai abrem novos cursos profissionalizantes em Mariana

18/07/2018 às 18:08
Tempo de leitura
4 min

Estão abertas as inscrições para os cursos profissionalizantes nas áreas de construção civil, elétrica e mecânica oferecidos, em Mariana (MG), pela Fundação Renova em parceria com a Federação das Indústrias do Estado de Minas Gerais (Fiemg) e o Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (SENAI). São oferecidas 285 vagas para qualificação em pintor de obras imobiliárias e serralheiro de materiais ferrosos e aperfeiçoamentos em NR-10 (Segurança e Instalação em Serviços Elétricos) e NR-18(Medidas de Segurança em Construção Civil).

Os interessados poderão se inscrever até o dia 27 de julho, na unidade do SENAI de Mariana, localizada na Rodovia do Contorno, s/nº, bairro Colina. Mais informações pelos telefones (31) 3557-2120 ou 3557-4241. Tanto a inscrição quanto a realização dos cursos são gratuitas. Podem se inscrever homens e mulheres maiores de 18 anos. O curso de aperfeiçoamento em NR-10 exige do candidato conhecimento na área elétrica. Para as vagas de qualificação em pintor de obras e serralheiro haverá prova de seleção com questões de múltipla escolha de português e matemática. A avaliação será no dia 28 de julho, das 9h às 11h.

Para o especialista em Programas Socioeconômicos da Fundação Renova, André Carvalho, a iniciativa irá contribuir para que as ações de reparação sejam executadas com qualidade. “A qualificação profissional permite tanto que o trabalhador desempenhe funções com qualidade, atento as regras vigentes de sua profissão, quanto seja reconhecido pelas empresas e pela comunidade. Mais que uma certificação, é uma forma de destaque e uma garantia de qualidade, para as obras atuais e futuras da região”, disse André Carvalho.

As ações de qualificação da Fundação Renova começaram em 2017 com cursos profissionalizantes nas áreas de construção civil, tendo a primeira turma formado 27 profissionais.  Já em março de 2018 foram oferecidas outras 360 vagas nas áreas de construção civil para capacitação em marcenaria, eletricistas e pedreiros, dentre outras. Um dos objetivos da Fundação Renova é qualificar a mão de obra de obra local e garantir que parte substancial da força de trabalho nas ações de reparação seja composta por profissionais das cidades atingidas pelo rompimento da barragem de Fundão.

Sobre a Fundação Renova 
A Fundação Renova é uma entidade de direito privado, sem fins lucrativos, constituída com o exclusivo propósito de gerir e executar, com autonomia técnica, administrativa e financeira, os programas e ações de reparação e compensação socioeconômica e socioambiental para reparar e compensar os impactos gerados pelo rompimento da Barragem de Fundão, com transparência, legitimidade e senso de urgência. A entidade foi estabelecida por meio de um Termo de Transação e Ajustamento de Conduta (TTAC), assinado entre Samarco, suas acionistas Vale e BHP, os governos federal e dos estados de Minas Gerais e do Espírito Santo, além de uma série de autarquias, fundações e institutos (como Ibama, Instituto Chico Mendes, Agência Nacional de Águas, Instituto Estadual de Florestas, Funai, Secretarias de Meio Ambiente, dentre outros), em março de 2016.

SERVIÇO

Cursos de qualificação profissionais em Mariana (MG)

  • Inscrição até 27 de julho
  •  285 vagas

Pintor de obras imobiliárias

  • Carga horária: 160/h

Serralheiro de materiais ferrosos

  • Carga horária: 195/h

Aperfeiçoamento em NR-10

  • Carga horária: 40/h

Aperfeiçoamento em NR-18

  • Carga horária: 16/h

Mais informações pelos telefones (31) 3557-2120 ou 3557-4241

Leia também: Mineradora AngloGold busca profissionais em Minas Gerais

COMENTÁRIOS
Última atualização em 19/08/2022 às 11:03