The news is by your side.

Furacão K-Pop invade o Brasil

K-pop é nada mais nada menos do que um dos (senão “o”) gênero musical mais viral e influente atualmente no webmundo teen, originado da Coreia do Sul. K-pop é uma abreviação para “Korean Pop”. Surgiu no ano de 1992, mas a febre do K-pop realmente começou em 2012 com Gangnam Style (Psy), que ultrapassou a contagem de visualizações do YouTube, chegando a mais de 3 bilhões de visualizações.

O sucesso do estilo já é mundial e pode estar associado ao investimento do governo na cultura coreana. Atualmente o ritmo impulsiona a economia do país, rendendo mais de US$ 4,7 bilhões ao ano. Acredita-se que tal sucesso faça parte de um projeto de expansão global.

Arrastando uma legião de fãs, o estilo ganhou rapidamente adolescentes em todo o mundo, e, embora o K-pop seja feito por adolescentes e para adolescentes, há muita dedicação, tanto nas coreografias, como na parte sonora.

“A Coreia investe na área cultural, porque achou que era um mercado de futuro, que vai trazer resultado. Nos próximos anos, o mercado cultural vai crescer mais que os de Tecnologia da Informação e de automóveis”, explica Sang Kwon, diretor do Centro Cultural Coreano no Brasil (CCCB), localizado em São Paulo, local onde jovens se reúnem para receberem aulas de K-pop.

Se o estilo continuar crescendo dessa maneira, a tendência é de que em breve tenhamos uma diva K-pop ou King of K-pop (risos).

Diversos animes recebem a trilha sonora do K-pop, é o caso do ‘TVXQ – We are’, que recebe a abertura de One Piece, e também ‘Younha – Houki Boshi’, como encerramento do anime Bleach, entre outros.

Atualmente temos elementos audiovisuais mais “clean” e brilhantes em alta, algo próximo da cultura idol, que também atrai o público jovem. Os grupos que andam fazendo MUITO sucesso atualmente, chegam a marca de 300 a 700 milhões de visualizações, tais como: BTS, MOMOLAND, BLACKPINK, EXO, TWICE, etc.

O gênero, como dito anteriormente, “audiovisual”, é definido dessa forma pois há vários desses elementos que se completam para formar o K-Pop, tal gênero muito a história da arte coreana, pois nele há influências ocidentais em coreografia, moda, e na sonoridade das músicas, há influências do pop, rock, R&B, Hip Hop. Há termos em inglês em trechos das musicas.