Estão abertas mais de 500 vagas de emprego na unidade da Gerdau em Miguel Burnier, distrito de Ouro Preto, para atuação na nova plataforma de mineração sustentável da companhia. As oportunidades são para diversos níveis de formação e abrangem áreas técnicas, operacionais, administrativas e de liderança.
Abaixo, a lista de cargos com processo seletivo ativo:
- Analista de Manutenção Elétrica – Preventiva
- Analista de Manutenção Mecânica SR – Preventiva e UTM2
- Analista de Manutenção SR
- Analista de Planejamento em Geotecnia (Empilhamento de Rejeitos)
- Analista de Qualidade em Geotecnia (Empilhamento de Rejeitos)
- Analista Técnico de Beneficiamento
- Analista Técnico de Manutenção Elétrica SR – Instrumentação
- Analista Técnico(a) Mecânica e Elétrica SR – Utilidades
- Eletricista Corretiva e Preventiva – SEP
- Mecânico de Manutenção – Lubrificação
- Operador Mantenedor IV
- Operador Técnico de Beneficiamento
- Preparador de Materiais
- Programador(a) de Manutenção
- Técnico de Manutenção Mecânica SR – Sistemas hidráulicos e Lubrificação
- Técnico de Materiais
- Técnico Inspeção Mecânica SR
- Técnico de Manutenção Elétrica JR (Itabirito)
- Técnico de Manutenção PL e SR – SEP
- Técnico Pleno de Manutenção Elétrica – Automação e Instrumentação
- Técnico Pleno de Manutenção Mecânica
- Técnico Preventiva de Manutenção Elétrica SR
- Técnico Sênior de Manutenção Elétrica e Mecânica
- Técnico(a) Controle de Processos
- Técnico(a) de Manutenção Mecânica PL – Lubrificação
- Técnico(a) de Manutenção Mecânica SR – Confiabilidade

Todas as vagas são presenciais, com base na região de Ouro Preto, e fazem parte da expansão operacional da Gerdau no Quadrilátero Ferrífero.
As inscrições devem ser realizadas pelo site itabiritos.gerdau.com.br, onde também é possível consultar os detalhes de todas as vagas oferecidas.
Empregos estão ligados ao maior investimento da história da Gerdau
As contratações fazem parte do maior investimento já realizado pela Gerdau em Ouro Preto, com R$ 3,5 bilhões destinados à nova planta de mineração sustentável. O complexo será responsável por produzir 5,5 milhões de toneladas de minério de ferro por ano, volume que será inteiramente destinado ao consumo da empresa.
A nova unidade entra em operação em janeiro de 2026 e já se encontra em fase de montagem, com obras avançadas em Miguel Burnier. Durante o pico do projeto, a expectativa é de gerar 4.500 empregos diretos e indiretos, envolvendo infraestrutura, operação, beneficiamento e logística.
Mineroduto e inovação logística
O escoamento da produção será feito por meio de um mineroduto de 13 quilômetros que ligará Miguel Burnier à usina de Ouro Branco. O sistema elimina a necessidade de transporte rodoviário, retirando até 400 caminhões por dia da BR-040, o que reduz emissões e melhora a segurança nas rodovias.
Além do mineroduto, será implantado um rejeitoduto de 10 km, ambos viabilizados com R$ 566 milhões financiados pelo BNDES, via linha Finem e Fundo Clima. Segundo a empresa, o sistema deve evitar a emissão de 100 mil toneladas de CO₂ por ano, reforçando o compromisso ambiental da Gerdau.
“Esse é um modelo inovador que traz segurança operacional e ambiental, reduzindo significativamente os impactos da mineração”, afirmou Gustavo Werneck, CEO da Gerdau, em entrevista coletiva recente.
Tecnologia e mineração sem barragem
O projeto adota o método de empilhamento a seco, uma das mais modernas tecnologias do setor mineral. Essa técnica elimina o uso de barragens para disposição de rejeitos, garantindo maior segurança e sustentabilidade ambiental.
A nova planta ainda terá foco no reaproveitamento de materiais, com sistemas de beneficiamento e controle integrados, ampliando a eficiência energética e reduzindo a dependência de modais poluentes.
Sobre a Gerdau
Com 124 anos de história, a Gerdau é a maior produtora brasileira de aço e uma das líderes globais em aços longos e especiais. No Brasil, além do aço, a empresa também produz minério de ferro para consumo próprio. Está presente em 10 países e emprega mais de 30 mil pessoas em suas operações.
No estado de Minas Gerais, a Gerdau atua em Ouro Preto, Itabirito, Congonhas, Ouro Branco e Mariana, sendo considerada uma das maiores empregadoras da região. O investimento atual representa uma consolidação da integração entre mina e usina, com ganhos logísticos, ambientais e competitivos.