O Atlético venceu mais uma no Brasileirão. Dessa vez, a “vítima” foi o Santos, que perdeu por 3 a 1 na noite dessa quarta-feira, 13 de outubro, no Mineirão. O Galo alcançou a sua 17ª vitória na competição e o técnico Cuca chegou a 240 vitórias dentro do Campeonato Brasileiro de pontos corridos, é o treinador com mais triunfos na história desde 2003.
Cuca tem 17 vitórias a mais que Vanderlei Luxemburgo, segundo treinador com mais triunfos na história do Campeonato Brasileiro de pontos corridos. Veja o ranking:
- Cuca – 240 vitórias
- Vanderlei Luxemburgo – 223 vitórias
- Muricy Ramalho – 213 vitórias
- Renato Gaúcho – 185 vitórias
- Dorival Júnior – 171 vitórias
- Abel Braga – 156 vitórias
- Tite – 151 vitórias
- Mano Menezes – 148 vitórias
- Celso Roth – 141 vitórias
- Marcelo Oliveira – 128
O treinador alvinegro conhece bem o Campeonato Brasileiro. Foi campeão com o Palmeiras em 2016 e vice com o Atlético em 2012. Após a vitória diante do Santos, o comandante disse que está empenhado para conseguir conquistar esse título novamente com o Galo, que não levanta o troféu há 50 anos.
“A gente está lutando com todas as forças que a gente tem para conseguir o título. Não dá para garantir que vamos conseguir, é uma consequência dos resultados que a gente vai ter de entrega, como foi a noite de hoje (ontem). Cada jogo é uma história. Estávamos empatando no primeiro tempo, depois perdendo. O ambiente não se torna o melhor por diversos fatores. A ansiedade fica muito viva em todos os que estão presentes, mas a gente tem que agir diferente”, disse Cuca.
No Campeonato Brasileiro de 2021, o Atlético, de Cuca, não sabe o que é perder há 18 jogos, tem 56 pontos somados e é líder isolado da competição. Com 74,67% de rendimento, o Galo também tem a melhor defesa do Brasileirão, com apenas 17 gols sofridos (passou 12 partidas sem sofrer gol).
De acordo com o Departamento de Matemática da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), o Atlético tem 90,2% de chance de ser campeão brasileiro. Com o técnico mais vencedor da história do Brasileirão, o Galo está há 13 jogos de se reencontrar com a taça após cinco décadas.