Homenageado na nota de R$ 200, lobo-guará é encontrado morto na MG-436, em Barão de Cocais

Faça parte do Portal Mais Minas no Instagram e Google Notícias. Mantenha-se bem informado.

Um lobo-guará foi encontrado morto na MG-436, no local conhecido como “curva do macarrão”, em Barão de Cocais (MG). Segundo informações do jornal Diário de Barão, um trabalhador da Gerdau avistou o animal morto na estrada durante seu retorno da Mina de Brucutu, da Vale, localizada em São Gonçalo do Rio Abaixo, na última segunda-feira (17).

O lobo-guará é uma espécie ameaçada em extinção e foi escolhido pelo Banco Central, após votação popular, para estampar a nota de R$ 200, que entrará em circulação no Brasil ao final do mês de agosto. Em Minas Gerais, o animal também é destaque como atração principal do Santuário do Caraça, em Catas Altas, já que animais da espécie frequentemente são encontrados na região Entre-Serras de Minas.

Adenilson Cruz, que trabalha como controlador de logística da Gerdau, foi quem encontrou o animal já morto na pista por volta das 8h18. Em um ato de compaixão, ele retirou o lobo-guará da pista e o colocou no canto da rodovia.

?Infelizmente mais um lobo-guará atropelado nas estradas, falta de sinalização advertindo os motoristas que há…

Posted by Adenilson Cruz on Monday, August 17, 2020

Após o trabalhador da Gerdau relatar o ocorrido nas redes socais, Rafael Gomes, professor e Mestre em História Cultural pela UFSJ, entrou em contato com a Polícia Ambiental, que encaminhou o corpo do animal para o Museu de Zoologia da UFV, onde, segundo o historiador, “ele será utilizado em pesquisas científicas que poderão, no futuro, ajudar a entendermos melhor essa espécie e seu ecossistema, ajudando a conservação dessa e de outras espécies”.⁣ O animal encontrado morto tratava-se de uma lobo-guará adulta.

Hoje pela manhã vi o post do amigo Adenilson Cruz, que lamentava o atropelamento de um Lobo-Guará na curva do macarrão,…

Posted by Rafael Gomes on Monday, August 17, 2020

Este site utiliza cookies para melhorar sua experiência. Presumiremos que você concorda com isso, mas você pode cancelar se desejar. aceitar LER MAIS