IBOPE: Bolsonaro mantém liderança; Ciro sobe e aparece em segundo ao lado de Marina

Publicado: última atualização em

Faça parte do Portal Mais Minas no Instagram e Google Notícias. Mantenha-se bem informado.

O instituto Ibope divulgou na quarta-feira (5) o resultado da mais recente pesquisa presidencial das eleições 2018.
A pesquisa foi realizada por encomenda da TV Globo e do Jornal O Estado de São Paulo a respeito das intenções de voto na corrida presidencial de 2018.   O levantamento, que foi realizado entre os dias 01 e 03 de setembro, traz os resultados com Fernando Haddad como candidato petista, dada a decisão do TSE de 31 de agosto de indeferir a candidatura do ex-presidente Lula.
Os resultados mostraram que Jair Bolsonaro (PSL), que tinha 20% das intenções de voto na primeira pesquisa, oscilou positivamente e hoje alcança 22% das intenções. Marina Silva (REDE) aparece em segundo, com 12% das preferências.  Ciro Gomes (PDT), que cresce, alcança o mesmo percentual de Marina; antes o candidato havia alcançado 9 % das intenções de voto.  Geraldo Alckmin (PSDB) também oscila positivamente e vai de 7% para 9% em relação a ultima pesquisa.  Fernando Haddad (PT), que antes tinha 4% das intenções, agora aparece com 6%.  João Amoêdo (NOVO) aparece com 3%, assim como o candidato Álvaro Dias (PODEMOS); Henrique Meireles oscila positivamente de 1% para 2% nas preferencias de votos.
Os candidatos Guilherme Boulos (PSOL), Vera (PSTU) e João Goulart Filho (PPL) mantém 1% das intenções de voto. Eymael (DC) e Cabo Daciolo (PATRIOTA) são mencionados, mas não alcançam percentual mínimo de 1% no atual levantamento. Brancos e nulos caem de 29% para 21% e os entrevistados que não sabe ou não respondem, oscilam negativamente de 9% para 7%.

Nas simulações de segundo turno, Bolsonaro, que tem a maior rejeição entre os candidatos (44%), é derrotado em todos os cenários testados, com exceção no qual ele disputaria com Haddad. Neste cenário haveria um empate técnico (37% para Bolsonaro e 36% para Haddad).
Ainda sobre esse levantamento, o Ibope divulgou a seguinte nota:
“Como informado ontem, na pesquisa de intenção de votos realizada entre os dias 1 e 3 de setembro, para seguir as decisões recorrentes do indeferimento da candidatura de Luiz Inácio Lula da Sila, que proibiram, entre outras coisas, que o ex-presidente participasse, como candidato, de atos de campanha, o IBOPE Inteligência deixou de aplicar o questionário em que o nome de Lula aparecia como postulante ao cargo de presidente da república, como constava do registro da pesquisa feito pelo TSE”.
O instituto ressalta que indagou ao TSE se este procedimento estava correto e, em sua decisão hoje, o ministro Luiz Felipe Salomão explicou que, segundo a lei, o TSE está impedido de responder a consultas como essa durante o período eleitoral.
Diante disso, e convicto de que agiu de boa fé e dentro da lei, o Ibope decidiu liberar os resultados da pesquisa para divulgação, decisão que contou com o apoio dos contratantes TV Globo e o Estado de São Paulo.
 

Dados da pesquisa presidencial:

O levantamento, que ouviu 2002 eleitores, conta com uma margem de erro de 2 pontos percentuais para mais ou para menos. O nível de confiança utilizado é de 95%.  Isso quer dizer que há uma probabilidade de 95% de os resultados retratarem o atual momento eleitoral, considerando a margem de erro.
O registo da pesquisa presidencial no TSE está sob o número BR – 05003/2018.
Leia também: Conheça estratégias de candidatos para chamar sua atenção nas redes sociais

Este site utiliza cookies para melhorar sua experiência. Presumiremos que você concorda com isso, mas você pode cancelar se desejar. aceitar LER MAIS