A cidade de Itabirito reafirmou sua vocação esportiva no último fim de semana ao sediar mais uma etapa da Internacional Chaoyang Estrada Real, competição que atrai ciclistas de diversas partes do Brasil e do mundo. Até a manhã de domingo (6 de julho), cerca de 1,2 mil atletas participam das disputas nas modalidades XCM (Maratona), XCO (Cross-Country Olímpico) e XCC (Short Track), realizadas em meio ao cenário natural do Alto do Cristo, ponto turístico da cidade.
A edição 2025 reforça a parceria entre a Prefeitura de Itabirito e a Avelar Sports, organizadora do evento, garantindo não apenas a estrutura da competição, mas também a promoção do esporte local. Um total de 100 inscrições gratuitas foi destinado a moradores da cidade, incluindo os quatro atletas contemplados pelo Programa Bolsa Atleta do município.
“Receber eventos dessa natureza é essencial para alavancar o esporte no município”, afirmou o prefeito Elio de Matta, que acompanhou a abertura oficial das provas. “A competição, a exemplo das edições anteriores, está muito bem organizada, com grandes ciclistas e participação incrível do público.”
Entre os competidores locais, a atleta Valdirene Araújo demonstrou entusiasmo. “É uma oportunidade incrível para o esporte de Itabirito, reconhecido pela prática do ciclismo. É sempre bom ver grandes nomes da modalidade, brasileiros e estrangeiros, marcando presença. Estou entusiasmada para competir no XCM.”
O evento, que já integra o calendário esportivo nacional, movimentou o turismo e o comércio da cidade, reunindo atletas profissionais, amadores e famílias inteiras no entorno do circuito. Além das provas principais, o fim de semana esportivo também foi marcado por inclusão e diversidade.

Campeonato Brasileiro de Mountain Bike dos Surdos
De forma inédita, a etapa de Itabirito sediou o Campeonato Brasileiro de Mountain Bike dos Surdos, promovido pela Confederação Brasileira de Desporto de Surdos (CBDS) com apoio da Prefeitura. A prova foi realizada neste sábado, 5 de julho, com a participação de 11 atletas surdos de oito estados brasileiros, que desafiaram os trechos técnicos e inclinados do circuito do Alto do Cristo.
O campeão da disputa foi Alirio Machado, que conquistou sua primeira vitória nacional na modalidade. “Fiquei encantado com a prova aqui em Itabirito. É uma competição que exige muito treino, responsabilidade, dedicação e precisa ter muita força para conseguir desenvolver. Sou campeão pela primeira vez. O evento tem uma qualidade incrível. Estão todos de parabéns”, disse ele, por meio de intérprete de Libras.

A realização simultânea do campeonato voltado para atletas surdos reforçou o compromisso do município com a promoção do esporte acessível e inclusivo. A estrutura, o apoio técnico e a recepção da cidade foram elogiados pela organização e participantes.