O boletim epidemiológico mais recente do município de Itabirito, divulgado nesta sexta-feira (4/9), mostra que a cidade há dez dias não sofre com óbitos decorrente da Covid-19. O último registro de perdas de vidas para o novo coronavírus ocorreu no dia 25 de agosto, quando o munício confirmou uma morte, subindo de 15 para 16, número que se mantém invariável. No momento, o município registra 1.656 casos confirmados e 1.356 recuperados do novo coronavírus na cidade.
É importante ressaltar que quando mencionamos o número de recuperados, esse número diz respeito ao total de pessoas que agora estão imunes ao novo coronavírus por já terem contraído o vírus e terem se recuperado dos sintomas ou que eram assintomáticos e já passaram pelo período de 14 dias de isolamento sem agravamento causado pela contaminação. Essas pessoas agora, teoricamente, estão imunes por terem sobrevivido e desenvolvido anticorpos para o vírus responsável pela pandemia. Contudo, é importante salientar que há também estudos que observam alguns casos de reativação do vírus no organismos de pessoas que já eram dadas como recuperadas.
Do total dos casos confirmados, 436 foram testados por PCR, 1.197 por teste rápido, 10 por teste rápido de antígeno (feito em swab) e 13 por critério clínico.
Em relação casos em investigação para a Covid-19, há 112 em suspeita, aguardando o resultado do exame PCR.
Dados da Santa Casa de Ouro Preto
Nesta sexta-feira, a Santa Casa de Ouro Preto também publicou o seu boletim em relação aos casos de Covid-19 da instituição. Segundo os dados contidos na publicação, 295 pacientes já passaram pelo hospital com suspeita ou confirmação da Covid-19. Além disso, o hospital informa que a taxa de ocupação dos leitos UTI para Covid-19 é de 69,23%. Um dia antes, a taxa era de 76,92%.
Ainda de acordo com os dados da Santa Casa, 38 óbitos para Covid-19 foram descartados, enquanto 31 foram confirmados, e nehuma morte está sob investigação. Esses números referem-se a atendimentos prestados aos pacientes suspeitos ou confirmados por COVID-19 na Região dos Inconfidentes, já que o hospital atende Ouro Preto, Mariana e Itabirito.