Itabirito, Mariana e Ouro Preto estão sob alerta de chuvas intensas

Publicado: última atualização em
Itabirito, Mariana e Ouro Preto estão sob alerta de chuvas intensas

Faça parte do Portal Mais Minas no Instagram e Google Notícias. Mantenha-se bem informado.

O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu um alerta para possíveis chuvas intensas para boa parte do estado Minas Gerais, abrangendo 557 cidades do estado, dentre elas os municípios de Itabirito, Mariana e Ouro Preto, e também Belo Horizonte e toda Região Metropolitana. O alerta, válido até às 11h de sexta-feira (31), só não abarca algumas poucas cidades do norte, sul, sudoeste e nordeste do estado, conforme pode ser observado na imagem a seguir:

Fonte: INMET

Além de Minas, o alerta também é válido para 100% do estado do Tocantins, e boa parte do Rio de Janeiro, Goiás, Mato Grosso, Pará, Maranhão e Amazonas, entre outros.

A previsão é de chuvas entre 30 e 60mm/h ou entre 50 a 100mm/dia, com ventos intensos que podem variar de 60 a 100km/h. O Instituto alerta que há risco de corte de energia elétrica, estragos em plantações, queda de árvores e de alagamentos. 

Em caso de rajadas de vento, o Inmet orienta a população a não se abrigar debaixo de árvores e nem estacionar veículos próximos a torres de transmissão e placas de propaganda, por conta do risco de queda e de descargas elétricas.  “Se possível, desligue aparelhos elétricos e quadro geral de energia”, avisa o comunicado. 

Veja aqui a lista completa de cidades afetadas.

Previsão do tempo para Mariana e Ouro Preto

A previsão do tempo indica que Mariana e Ouro Preto sofrerão com mais de 100 mm acumulados até o dia 02 de janeiro de 2022, sendo que o acumulado de chuva previsto para os próximos 15 dias ultrapassa os 270 mm. O maior volume de chuva está previsto para o dia 31, quando pode-se ter uma chuva, ou acumulado do dia, de 30 mm.

Os moradores que ocupam áreas de risco a ficarem atentos aos sinais de risco devido às chuvas tais como: trincas nas paredes das casas, muitas árvores inclinadas, água surgindo fora ou dentro de casa, trincas no terreno ou ao redor das casas, portas e janelas com dificuldades de se fecharem, etc.

Deixe um comentário

* Ao utilizar este formulário você concorda com o armazenamento e tratamento de seus dados por este site.

Este site utiliza cookies para melhorar sua experiência. Presumiremos que você concorda com isso, mas você pode cancelar se desejar. aceitar LER MAIS