Faça parte do Portal Mais Minas no Instagram e Google Notícias. Mantenha-se bem informado.
A cidade de Mariana tem motivos para se orgulhar. A estudante marianense Laura Elisa Viana foi uma das 55 pessoas em todo o país a tirar nota máxima na redação do Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM). Para se ter uma ideia do tamanho do feito, mais de quatro milhões de pessoas fizeram a prova em novembro do ano passado.
Laura se formou em março de 2018, no IFMG Ouro Preto, e, desde então, passou a se preparar para o exame, que é o critério para o ingresso de estudantes em grande parte das Universidades do país.
“Comecei a me preparar para o Enem em março de 2018, assim que me formei no IFMG Ouro Preto, fazendo cursinho pela manhã e estudando em casa à tarde. No início, escrevia uma redação por semana e mandava para a plataforma do cursinho, que corrigia e indicava o que eu precisava melhorar. A partir do meio do ano, decidi que precisava de uma preparação mais intensa e iniciei aulas particulares com o professor Marco Tukoff, que me ajudou a compreender a estrutura textual necessária para fazer uma boa redação”, conta Laura.
A estudante, que usou apenas obras literárias da Biblioteca Municipal de Mariana para estudar, reforçou a importância de dar atenção a outras disciplinas importantes na hora de construir uma boa argumentação. “Durante esse processo, foi importante estudar História, Filosofia e Sociologia, disciplinas essenciais para o desenvolvimento de uma boa argumentação, ler e escrever com frequência, explorar diversos temas e reler redações antigas, aprendendo sempre com os erros”, disse a jovem.
A garota falou sobre a surpresa de alcançar a nota máxima na prova e tratou de agradecer o apoio que recebeu para conseguir alcançar seu objetivo, tratando de enfatizar a torcida para que cada vez mais alunos da rede pública de ensino possam alcançar resultados significativos como os dela. “Após a prova, fiquei satisfeita com o meu texto, mas não esperava a nota máxima, foi uma grande surpresa para mim e para minha família. Agradeço a todos aqueles que me acompanharam nessa jornada tão gratificante e espero que cada vez mais alunos formados na rede pública, como eu, possam ter a chance de alcançar esse resultado”, disse.
O próximo passo de Laura é se inscrever no Sistema de Seleção Unificada (SISU) para tentar ingressar no conceituado curso de medicina da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). “Agora, aguardo o SISU e espero, com a minha nota, ingressar no curso de Medicina, na Universidade Federal de Minas Gerais”, concluiu.
Se você, como Laura, fez o ENEM e pretende ingressar no SISU 2019, fique atento. As inscrições no programa começaram hoje (22) e vão até o dia 25 de janeiro. Você pode acessar o site oficial do SISU clicando aqui.