Faça parte do Portal Mais Minas no Instagram e Google Notícias. Mantenha-se bem informado.
O cantor Leonardo, que ao lado do irmão Leandro formou uma das grandes duplas sertanejas da música brasileira, completa 57 anos neste sábado, dia 25. Em homenagem ao artista, um levantamento feito pelo Ecad (Escritório Central de Arrecadação e Distribuição) em seu banco de dados apontou as 20 músicas gravadas pelo cantor que mais tocaram nos últimos cinco anos, nos principais segmentos de execução pública.
Em primeiro lugar do ranking aparece “Um degrau na escada”, música de autoria de Carlos Colla, Zé Henrique, Serginho Knust e Marcelão e gravada originalmente pela dupla Chico Rey e Paraná. Fazem parte do top 5 as músicas “Liga lá em casa” (autoria de Ray), “Laço aberto” (de Darci Rossi, Serginho Sol, Alexandre, Carlos Eduardo), “Pergunte ao dono do bar” (composta por Marquinhos Paz, Carlos Maia e Manoel Mello) e “Dona do meu destino” (autoria de Zé Henrique).
Alguns dos primeiros sucessos de Leonardo com o irmão Leandro também aparecem no ranking do Ecad, como os clássicos “Pense em mim” (autoria de Douglas Maio, José Ribeiro e Mário Soares) e “Entre tapas e beijos” (autoria de Antônio Bueno e Itamar). Emival Eterno da Costa, que todos conhecemos pelo nome artístico de Leonardo, nasceu em Goianápolis (GO), em 1963. A dupla iniciou sua carreira na década de 80 e ele se manteve na música mesmo depois de perder o irmão em 1998, vítima de câncer no pulmão.
O cantor tem 13 músicas autorais e 1061 gravações cadastradas até agora no banco de dados do Ecad e mais de 90% de seus rendimentos em direitos autorais nos últimos cinco anos foram provenientes dos segmentos de Rádios e TVs.
Ranking das músicas gravadas por Leonardo mais tocadas nos últimos cinco anos, nos principais segmentos de execução pública (Rádios, Sonorização Ambiental, Casas de Festa e Diversão, Carnaval e Festa Junina)
1 – Um degrau na escada, de Carlos Colla/Zé Henrique/Serginho Knust/Marcelão
2 – Liga lá em casa, de Ray
3 – Laço aberto, de Darci Rossi/Serginho Sol/Alexandre/Carlos Eduardo
4 – Pergunte ao dono do bar, de Marquinhos Paz/Carlos Maia/Manoel Mello
5 – Dona do meu destino, de Zé Henrique
6 – Como eu chorei, de Telmo de Maia
7 – Pega eu e leva pra você, de Jairo Góis/Ivo Ramos
8 – Rumo a Goiânia, de Paiva
9 – Não aprendi dizer adeus, de Joel Marques
10 – Perder você é abraçar a solidão, de Moreira/Jair Roberto/Itamar
11 – Segredo de Alma, de Marco Aurélio/Paula Mattos/Lola Ortiz
12 – Pense em mim, de Douglas Maio/José Ribeiro/Mario Soares
13 – Quem é que chora por mim, de Fátima Leão/Alexandre/Netto/Carlos Eduardo
14 – Cerveja, de Cesar Rossini/Cesar Augusto/Miguel
15 – Entre tapas e beijos, de Antônio Bueno/Itamar
16 – Talismã, de Michael Sullivan/Miguel/Paulo Massadas
17 – Um sonhador, de Pisca/Cesar Augusto
18 – Choro, de José Augusto/Guillermo R Paz Garcia
19 – Cumade e cumpade, de Rivanil
20 – Temporal de amor, de Cecílio Nena