Liga dos Blocos de Ouro Preto anuncia cancelamento do carnaval e devolução dos ingressos

Publicado: última atualização em 0 comment

A Liga dos Blocos de Ouro Preto, que organiza o Caixão, Praia, Cabrobró e Chapado, emitiu um comunicado na manhã desta segunda-feira, 20 de dezembro, informando o cancelamento das festas no ano que vem, atendendo o decreto municipal nº 6.319/2021. O evento estava sendo preparado para vacinados, seguindo as regras da Onda Verde do Minas Consciente e dos eventos internacionais.

De acordo com o comunicado, nos próximos dias, a Liga dos Blocos de Carnaval de Ouro Preto informará aos foliões que adquiriram ingressos os procedimentos relativos ao cancelamento.

Liga dos Blocos fala sobre cancelamento de ingresso do carnaval
Foto: Facebook / Bloco Chapado

“A Liga dos Blocos de Carnaval de Ouro Preto mantém a esperança de que a vacinação ampla e o investimento em saúde pública permitirão que o Carnaval 2023 seja realizado, renovando a alegria, tão escassa nestes anos de pandemia”, diz o comunicado.

Além de ingressos vendidos, o carnaval privado de Ouro Preto já tinha atrações confirmadas, como Léo Santana, Dennis DJ e Pedro Sampaio. Porém, a prefeitura resolveu cancelar não só os eventos de rua, com apoio da administração pública, como os particulares.

Para tomar a medida, a prefeitura considerou basear suas ações em conhecimento científicos no enfrentamento da pandemia, mantendo o diálogo com a população. O Município desconsidera fazer previsões de longo prazo no atual cenário pelo risco de ocorrer erros estratégicos em saúde pública, que podem colocar em risco todo o trabalho realizado em Ouro Preto e que foi exemplo no combate à COVID-19 no Brasil.

O cancelamento também levou em consideração o andamento da vacinação no Brasil, que na data da publicação do Decreto estava com 65,41% da população com duas doses, o que o Executivo Municipal considera aquém do número estabelecido pelas modelagens de atingir imunidade de grupo que é de 80 a 85%.

Outro ponto que pesou na decisão do município foi o parecer técnico emitido pela Superintendência em Vigilância de Saúde e Corpo Técnico do Município sobre o cenário epidemiológico do Município de Ouro Preto, recomendando a suspensão do carnaval em 2022.

De acordo com a decisão do prefeito de Ouro Preto, o cumprimento da medida será fiscalizado por setores de fiscalização, vigilância sanitária, Guarda Municipal e Defesa Civil, isoladamente ou em conjunto, a fim de se fazer cumprir as determinações. Os órgãos de fiscalização do Município procederão diligências nos bares, restaurantes, repúblicas estudantis, sítios e outros locais de possíveis aglomerações, visando promover as medidas de polícia sanitária necessárias para a fiscalização e eventual sanção, caso em desacordo com as normas sanitárias.

Este site utiliza cookies para melhorar sua experiência. Presumiremos que você concorda com isso, mas você pode cancelar se desejar. aceitar LER MAIS