Faça parte do Portal Mais Minas no Instagram e Google Notícias. Mantenha-se bem informado.
O segundo Ato Unificado em Defesa da Educação acontecerá na próxima quinta-feira (30) nas cidades de Ouro Preto e Mariana. Após o primeiro dia de manifestações, no dia 15 de maio, reunir uma multidão nas ruas dos municípios, a promessa é que o movimento do dia 30 seja ainda maior.
A paralisação em defesa da educação acontecerá em diversas cidades pelo país. Tendo, portanto, adesão nacional. Os movimentos foram deflagrados após o anúncio um corte de 30% nas verbas das universidades e institutos federais do país. As medidas foram tomadas pelo presidente Jair Bolsonaro e o ministro da Educação Abraham Weintraub.
Durante os atos do dia 15 de maio, Bolsonaro chegou a chamar os manifestantes de “idiotas úteis”, afirmando que estes são “massa de manobra”. Mas no último domingo (26) afirmou que exagerou ao denominar os estudantes de tal forma. O presidente do Brasil afirmou que “inocentes úteis” seria um termo mais correto. O político afirmou que os participantes não sabiam o que estavam fazendo ali, estando, portanto, sendo influenciados por, segundo ele, professores “inescrupulosos”.
O segundo ato vem para fortalecer ainda mais o discurso de insatisfação com as medidas tomadas pelo governo de Jair Bolsonaro.
Serviço
Ouro Preto
12h – Oficina de cartazes embaixo do RU.
14h – Concentração na portaria da UFOP e saída em direção à portaria lateral do campus (passando pela Escola de Minas).
Percurso: O ato seguirá pela Rua João Pedro da Silva e fará uma parada na Praça da Bauxita, com falas dos manifestantes durante 20 minutos. Após as falas, o ato caminhará pela Avenida Juscelino Kubitscheck, Rua Pandiá Calógeras, Barra e chegará na Estação.No local acontecerão mais falas e se encerrará o ato.
Mariana
15h – Mostra de banners de projetos de Extensão e Pesquisa, oficina de cartazes, microfone aberto.
17h – Passeata pelas ruas de Mariana em defesa da Educação.
19h – Atividade cultural no Jardim.
Percurso: Terminal Turístico, Prefeitura, Praça Minas Gerais, se encerrando na Praça Gomes Freire (Jardim).
Manifestações pró-Bolsonaro
As manifestações em prol da educação vem menos de uma semana depois dos atos pró-Bolsonaro. Os protestos aconteceram no último domingo (28) em todo país. Apesar de levar seus apoiadores mais ferrenhos às ruas, o movimento não teve adesão de Jair Bolsonaro ou de seu partido, o PSL.