Mariana ganhou, na sexta-feira, 25 de fevereiro, o bike station. Um projeto de estrutura permanente que vai promover e fortalecer o turismo e comércio local por meio do apoio aos ciclistas. Com estações montadas de forma sustentável, tecnológica, informativa e inovadora, a iniciativa é da Prefeitura Municipal com parceria da Cedro Mineração.
A cidade terá 21 estações montadas com estruturas em madeira tratada e certificada como o meet point, ou ponto de encontro, que contará com mesas para lanche, painel informativo, estacionamento para as bikes, totens de sinalização e os postes solares para a recarga das bicicletas elétricas ou celulares, computadores e outros equipamentos.
“Mariana hoje é conhecida como a capital nacional das bikes e temos grandes eventos de mountain bike aqui na cidade. O bike station, em parceria com a Cedro Mineração, visa valorizar que tenhamos pontos totalmente identificados para que possamos dar conforto para os ciclistas e que eles possam percorrer todas as nossas trilhas mapeadas e com segurança”, disse o prefeito interino de Mariana, Juliano Duarte (Cidadania).
Os meet points contará com todas as informações do mapa de Mariana, QR Code que leva até a página da prefeitura e informações sobre a fauna e flora da cidade.
“Nós entendemos que esses pontos são de fundamental importância, porque fornecem diversas informações sobre onde está e onde pode ir. Ele mostra onde estão as belezas naturais e históricas da nossa região”, declarou o secretário Adjunto de Esporte de Mariana, Ruyzera.
Muitas oportunidades de negócios e serviços poderão surgir ou crescer na cidade, como hotelarias e pousadas, lojas de bicicletas e artigos esportivos, escolinha de mountain bike, cursos para iniciantes, formação de guias locais junto à comunidade, cursos de criação de atletas, realização de workshops e palestras com temas relacionados ao turismo, que vão ajudar a promover o desenvolvimento econômico local.
“O projeto bike station, além de ser um forte fomentador da cultura do esporte e mountain bike no município, tem uma pegada diferente. Tem um toque de economia criativa”, disse o assessor especializado do Governo e Economista da Prefeitura de Mariana, Pedro Mol.
Para o morador de Mariana, é mais um momento de lazer para ser desfrutado, também, em família, com possibilidades de trilhas leves e trechos para iniciantes.
“Eu acho que esse projeto veio para completar o que estava faltando na cidade de Mariana”, declarou o presidente da Associação de Ciclismo de Mariana, Anderson Ricardo.