O Circuito da Água Bacia do Rio Doce – edição Mariana começa nesta sexta-feira (02/06). O evento vai levar às escolas, praças e ruas do município uma série de atividades culturais e educativas para incentivar a preservação ambiental e comemorar o Dia Mundial do Meio Ambiente, celebrado em 05 de junho.
“Quatro elementos, um só planeta” é o mote da edição, realizada pela Fundação Renova, em parceria com a Prefeitura Municipal de Mariana, por meio da Secretaria de Meio Ambiente. Além da água, o objetivo é reforçar a importância dos demais elementos, terra, fogo e ar, para a vida no planeta.
Por meio de estandes informativos, experiências imersivas e tecnológicas, apresentações culturais e exposições, os visitantes do circuito serão levados por caminhos que abordam a relevância de cada elemento, e, também, seus principais desafios em relação à preservação. A proposta é que, a partir da ação humana, eles analisem o impacto dos quatro elementos no próprio cotidiano e façam uma escolha consciente: preservar ou degradar?
Programação diversificada
A programação vai de 02/06 a 07/06. As atividades terão início no distrito de Santa Rita Durão, com uma caminhada ecológica seguida de piquenique e palestra sobre biodiversidade com os alunos da Escola Sinhô Machado. Na sequência, a praça da Matriz receberá o Circuito da Água Bacia do Rio Doce – Edição Mariana, com intervenções interativas sobre os quatro elementos da natureza, apresentações culturais, ações educativas e Espaço Informativo sobre ações da reparação, além de tour virtual passando pelo rio Doce e munícipios atendidos pela Fundação Renova.
Já no domingo (04/06) será a vez da praça Gomes Freire, em Mariana, receber o circuito. No local, estão programados palestra, oficina de manejo de resíduos, simulação de incêndios florestais com a Brigada de Incêndio, Espaço Informativo sobre ações da reparação, brincadeiras e apresentação cultural.
Confira a programação completa
Sexta (02/06)
Santa Rita Durão
8h às 10h – Caminhada Ecológica com alunos da Escola Sinhô Machado, com piquenique e palestra sobre biodiversidade
10h às 15h – Circuito da Água Bacia do Rio Doce – Edição Mariana, com atividades interativas sobre os quatro elementos da natureza, apresentações culturais, ações educativas e Espaço Informativo da Reparação – Fundação Renova
Local: Praça da Matriz (aberto ao público).
Domingo (04/06)
Mariana
Local: Praça Gomes Freire
10h às 12h – Oficina de manejo de resíduos; Simulação de incêndios florestais com a Brigada de Incêndio
10h às 13h – Demonstração de Miniestação de Tratamento de Água com o SAAE
10h às 15h – Banca Tá Sabendo e Espaço Informativo Projeto Doce Vivo – Fundação Renova
10h às 15h – Brincadeiras com Palhaça Jojoba durante a programação
11h – Apresentação Circo Volante
11h30 – Palestra sobre coleta seletiva com representante do Camar e sobre coleta de resíduos com Gari
13h às 15h – Oficina de manejo de resíduos
15h – Apresentação Circo Volante
Segunda-feira (05/06)
Mariana
8h às 11h – Blitz Educativa, com material informativo
Local: Em frente ao Centro de Convenções
8h e 13h – Oficinas de gastronomia e compostagem e ação de plantio de sementes com alunos da Escola Cônego Paulo Diláscio
Terça-feira (06/06)
Mariana
10h e 15h – Ação educativa de combate à Dengue com alunos da Escola Municipal Wilson Pimenta
Quarta-feira (07/07)
Mariana
14h30 às 17h – Visita guiada com estudantes de Filosofia, representantes do Camar e representantes da Secretaria de Meio Ambiente ao Aterro Sanitário no Distrito de Camargos, com bate-papo e palestra sobre consumo consciente e destinação de resíduos para estudantes universitários.
Sobre a Fundação Renova
A Fundação Renova é uma entidade de direito privado, sem fins lucrativos, constituída com o exclusivo propósito de gerir e executar os programas e ações de reparação e compensação dos danos causados pelo rompimento da barragem de Fundão.
A Fundação foi instituída por meio de um Termo de Transação e de Ajustamento de Conduta (TTAC), assinado entre Samarco, suas acionistas Vale e BHP, os governos federal e dos estados de Minas Gerais e do Espírito Santo, além de uma série de autarquias, fundações e institutos (como Ibama, Instituto Chico Mendes, Agência Nacional de Águas, Instituto Estadual de Florestas, Funai, Secretarias de Meio Ambiente, dentre outros), em março de 2016.
Fonte: Assessoria de Comunicação da Fundação Renova