Marinha anuncia Concurso Público com mil vagas para Admissão às Escolas de Aprendizes-Marinheiros em 2020

Publicado: última atualização em

Faça parte do Portal Mais Minas no Instagram e Google Notícias. Mantenha-se bem informado.

Marinha do Brasil anunciou nesta semana a realização de um Concurso Público para Admissão às Escolas de Aprendizes-Marinheiros (EAM) em 2020, com o objetivo de preencher 1000 vagas.

Os interessados poderão se candidatar para diversas áreas profissionais, que são: Mecânica, Eletrônica e Apoio, sendo as Praças do CPA, são distribuídas nas seguintes especialidades: Armamento, Arrumador, Artífice de Mecânica, Artífice de Metalurgia, Aviação, Caldeiras, Carpintaria, Segurança do Tráfego Aquaviário, Comunicações Interiores, Comunicações Navais, Cozinheiro, Direção de Tiro, Eletricidade, Eletrônica, Hidrografia e Navegação, Máquinas, Manobras e Reparos, Mergulho, Motores, Operador de Radar, Operador de Sonar e Sinais.

Podem participar do Concurso Público de Admissão às Escolas de Aprendizes-Marinheiros quem tem ensino médio completo e altura mínima de 1,54m e máxima de 2,00m, além de ter 18 anos completos e menos de 22 anos de idade no primeiro dia do mês de janeiro de 2020.

Todos os alunos das EAM, ao concluir o Curso de Formação, serão agrupados num único Quadro (Quadro de Praças da Armada – QPA), onde no primeiro ano já como Marinheiro realizará um Estágio Inicial, geralmente a bordo de um navio, onde terá seu desempenho avaliado.

O Corpo de Praças da Marinha é composto por: Corpo de Praças da Armada (CPA), Corpo de Praças de Fuzileiros Navais (CPFN) e Corpo Auxiliar de Praças (CAP).

Ainda há a possibilidade de subespecialização em AV para: Armamento de Aviação; Aviônica; Controle Aéreo; Estrutura e Metalurgia de Aviação; Hidráulica de Aviação; Manobras e Equipagem de Aviação; Manobras e Equipamentos de Apoio de Aviação; Motores de Aviação; Operação de Sensores de Aviação.

As Praças do CAP ocupam cargos relativos às áreas de administração, de informática, de saúde e de manutenção e reparo, nas OM operativas ou nas OM prestadoras de serviços, as opções de especialidades do CAP para militares oriundos das EAM: Barbeiro; Educação Física; Enfermagem; Escrita; Faroleiro e Paiol.

Inscrições

As inscrições estão abertas a partir desta quarta-feira, 23 de janeiro, e devem se feitas até o dia 13 de fevereiro de 2019, por meio do site www.inscricao.marinha.mil.br, observado horário de Brasília – DF. A taxa de participação tem valor de R$ 42,00.

Os candidatos serão avaliados por meio de Prova Escrita Objetiva, Verificação de Dados Biográficos, Inspeção de Saúde, Teste de Aptidão Física, Avaliação Psicológica, Verificação de Documentos e Procedimento de Heteroidentificação Complementar à Autodeclaração.

O candidato poderá escolher alguma das seguintes cidades para realização das provas: Rio de Janeiro – RJ.; São Pedro da Aldeia – RJ; Angra dos Reis – RJ; Nova Friburgo – RJ; Vila Velha – ES; Salvador – BA; Natal – RN; Olinda – PE; Paranaguá – PR; Fortaleza – CE; Belém – PA; Santana – AP; Parnaíba – PI; Santarém – PA; São Luís – MA; Rio Grande – RS; Porto Alegre – RS; Florianópolis – SC; Ladário – MS; Brasília – DF; São Paulo – SP; Manaus – AM e Santos – SP.

Todas as informações deste Concurso Público podem ser acessar no Edital de Abertura.

Este site utiliza cookies para melhorar sua experiência. Presumiremos que você concorda com isso, mas você pode cancelar se desejar. aceitar LER MAIS