MG-280: Audiência pública debaterá demora nas obras

0 comment

Na próxima quinta-feira, 19/9/2019, às 14h30, a Comissão de Educação, Ciência e Tecnologia da Assembleia Legislativa vai ouvir, em audiência pública, autoridades e representantes da população sobre a situação da MG-280.

O objetivo da reunião solicitada pela presidenta da Comissão, deputada Beatriz Cerqueira, é cobrar esclarecimentos do governo de Minas sobre dois trechos da rodovia que ainda não foram asfaltados.

 

Terra batida

A MG 280 integra a Zona da Mata com outras regiões do estado e corta os municípios de Viçosa, Paula Cândido, Divinésia, Senador Firmino, Dores do Turvo e Alto Rio Doce, abrangendo uma população de aproximadamente 300 mil habitantes, incluindo os municípios fronteiriços. A MG-280 também liga polos de ensino superior de Minas, como as universidades federais de Viçosa, Ouro Preto, Juiz de Fora, São João del-Rei, UFMG  e os institutos federais de Rio Pomba, Ubá, Santos Dumont e Barbacena.

Nas chuvas, os trechos sem asfaltamento (entre o Alto Rio Doce a Dores do Turvo, com 26km de extensão, e entre Paula Cândido e Divinésia, com 14km) ficam intransitáveis. O transporte escolar é interrompido por semanas seguidas, penalizando alunos do ensino básico e pré-escolar, das universidades e centros federais.

Vidas são colocadas em risco em função do tempo de deslocamento para outros centros de tratamento e cirurgias. Também há prejuízos econômicos. Produtores de leite são obrigados a jogar o produto fora, porque os lacticínios não têm como recolher a produção.

Desde 2015, a região se mobiliza pela obra e criou a Comissão Pro-Asfalto, formada por lideranças comunitárias e políticas.

A audiência será realizada em parceria com as comissões de Agropecuária, Agroindústria, Saúde e Direitos Humanos da Assembleia Legislativa.

 

Fase dos projetos nos dois trechos

O projeto de engenharia: pronto

Licitação: pronta desde 2018

Licença ambiental – ainda não concluída – 2019

Custo total da obra – R$ 76 milhões (sem atualização de valores).

Leia também: Semana Nacional de Trânsito: confira as ações que serão realizadas em Minas Gerais 

Este site utiliza cookies para melhorar sua experiência. Presumiremos que você concorda com isso, mas você pode cancelar se desejar. aceitar LER MAIS