A Defesa Civil de Ouro Preto realizou na tarde de sábado, 5 de fevereiro, uma vistoria na rua Maestro Joaquim Aniceto, na Rua Treze de Maio, onde surgiu uma cavidade de aproximadamente 14 metros em frente a uma residência.
O professor da Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP), Hernani Mota, que é Engenheiro de Minas e especialista em mapeamento de minas subterrâneas da cidade, esteve no local, acompanhado da Defesa Civil e de Bombeiros Militar.
Após algumas análises foi constatada a existência de uma mina cujo teto desmoronou próximo à entrada da casa. O professor Luiz Henrique Cardoso, geólogo da UFOP, também esteve anteriormente analisando o local.
Concluiu-se, em uma primeira análise, que a residência está construída sobre uma rocha mais resistente do que a que desabou e não corre risco de cair.
A orientação é de que a cavidade seja preenchida com rochas, fora do período chuvoso, e que outras obras sejam executadas para garantir a segurança dos moradores. Enquanto isso, o local deve permanecer sob monitoramento, de acordo com a Prefeitura de Ouro Preto.
Veja imagens da operação: