Aos 80 anos de idade, Morgan Freeman é uma das maiores estrelas de Hollywood, com uma carreira cinematográfica que abrange quase cinco décadas. Seus papeis principais em filmes como Conduzindo Miss Daisy (1989) e Um Sonho de Liberdade (1994) fizeram dele um nome conhecido pelo mundo todo. O ator também é reconhecido por sua atuação em outros trabalhos, como Menina de Ouro (2004), pelo qual conquistou o Oscar de Melhor Ator Coadjuvante, e sua participação em O Todo Poderoso, no qual atuou ao lado de Jim Carrey.
No entanto, na última quinta-feira (24), uma notícia vinculada pela CNN surpreendeu os fãs do ator: Morgan Freeman foi acusado por conduta inapropriada e assédio sexual.
Segundo a publicação, Freeman teria assediado uma jovem assistente de produção por meses. O fato ocorreu durante as gravações do filme Despedida em Grande Estilo, uma comédia de assalto a banco estrelada por Morgan Freeman, lançado em 2017. A mulher ainda revelou o Morgan fazia comentários sobre sua roupa e corpo e que, além disso, por diversas vezes foi tocada pelo ator. Em uma das ocasiões, de acordo com a CNN, o ator teria tentado levantar a saia da mulher, chegando a perguntar se ela estaria usando roupas íntimas. Outras mulheres também o acusaram de assédio. Umas delas, da produção do filme Truque de Mestre (2012), alegou que Morgan assediou a ela e a sua assistente, tendo feito diversas vezes comentários sexistas sobre seus corpos.
Ainda segundo a materia vinculada pela CNN, ao todo 16 pessoas alegaram sofrer algum tipo de constrangimento quando estavam ao lado de Freeman em sets de filmagem. Desse total, 8 revelaram ter sofrido abuso sexual. Além disso, todas elas afirmaram que o ator fazia as mulheres se sentirem desconfortáveis no ambiente de trabalho, com comentários inapropriados em público.
Morgan Freeman se desculpa após denúncias de assédio Depois que o artigo da CNN foi publicado, Freeman divulgou uma declaração sobre as acusações. Confira:
“Qualquer um que me conhece ou trabalhou comigo sabe que eu não sou alguém que ofenderia intencionalmente ou conscientemente deixaria alguém desconfortável. Peço desculpas a qualquer um que se sentisse desconfortável ou desrespeitado. – essa nunca foi minha intenção.”
Acusações e relatos de abusos sexuais têm sido recorrentes em Hollywood
Além das acusações de Morgan, várias outras acusações de abuso sexual e condutas inapropriadas contra nomes conhecidos da indústria cinematográfica americana tem sido vinculada desde outubro de 2017. Em alguns casos, houve demissões e suspensão de projetos, como o caso de Kevin Spacey, ator que dava vida ao protagonista da série House Of Cards, que foi afastado da produção pela Netflix em decorrência das acusações de assédio e conduta inadequada durante as filmagens.
Acusações semelhantes envolveram alguns homens na política nos Estados Unidos e inspiraram o movimento de mídia social #MeToo, em que vítimas compartilham suas histórias de assédio ou abuso sexual.
Leia também:
- Chaves e Chapolin estreiam no Multishow com mais de 100 episódios inéditos no Brasil
- Para gostar de Os Miseráveis
- 2ª Temporada de 13 Reasons Why: as fitas foram só o começo