Morreu neste sábado (6), o músico João Gilberto aos 88 anos de idade. A causa da morte ainda não foi revelada. A informação do falecimento foi anunciada pelo filho do músico, João Marcelo Gilberto, em uma mensagem em inglês no Facebook.
O artista é considerado “o pai da bossa nova” ao lado de Antônio Carlos Jobim e Vinicius de Moraes. Juntos, eles são responsáveis por clássicos como “Desafinado”, “Brigas, Nunca Mais”, entre outros.
Nascido em Juazeiro, Bahia, em 10 de junho de 1931, João Gilberto Pereira de Oliveira lançou o seu primeiro álbum, “Chega de Saudade”, em 1958. O estilo em que ele se desenvolveu carregou consigo outros nomes da música brasileira como, Caetano Veloso, Gilberto Gil e Chico Buarque.
Aos 26 anos, o compositor criou a bossa nova. Dizem que esse ritmo surgiu durante o período de seis meses que ele morou com a irmã na cidade de Minas Gerais. Nas noites em que não dormia para explorar ritmos e harmonias, deu forma definitiva a um estilo que logo seria seguido por outros músicos.
João Gilberto mostrou sua criação nos Estados Unidos, excursionou pela Europa, se apresentou em festivais e foi celebrado por plateias no México, Canadá, Alemanha e Japão.
Gilberto deixa três filhos, João Marcelo, Bebel e Luisa.