Morre o cantor e compositor João Gilberto

Faça parte do Portal Mais Minas no Instagram e Google Notícias. Mantenha-se bem informado.

Morreu neste sábado (6), o músico João Gilberto aos 88 anos de idade. A causa da morte ainda não foi revelada. A informação do falecimento foi anunciada pelo filho do músico, João Marcelo Gilberto, em uma mensagem em inglês no Facebook.

O artista é considerado “o pai da bossa nova” ao lado de Antônio Carlos Jobim e Vinicius de Moraes. Juntos, eles são responsáveis ​​por clássicos como “Desafinado”, “Brigas, Nunca Mais”, entre outros.

Nascido em Juazeiro, Bahia, em 10 de junho de 1931, João Gilberto Pereira de Oliveira lançou o seu primeiro álbum, “Chega de Saudade”, em 1958. O estilo em que ele se desenvolveu carregou consigo outros nomes da música brasileira como, Caetano Veloso, Gilberto Gil e Chico Buarque.

Aos 26 anos, o compositor criou a bossa nova. Dizem que esse ritmo surgiu durante o período de seis meses que ele morou com a irmã na cidade de Minas Gerais. Nas noites em que não dormia para explorar ritmos e harmonias, deu forma definitiva a um estilo que logo seria seguido por outros músicos.

João Gilberto mostrou sua criação nos Estados Unidos, excursionou pela Europa, se apresentou em festivais e foi celebrado por plateias no México, Canadá, Alemanha e Japão.

Gilberto deixa três filhos, João Marcelo, Bebel e Luisa.

Este site utiliza cookies para melhorar sua experiência. Presumiremos que você concorda com isso, mas você pode cancelar se desejar. aceitar LER MAIS