Quem não conhece, pelo menos, uma pessoa que já tenha enfrentado a depressão? Assunto que torna-se cada vez mais comum em território nacional, o tema é especialmente discutido durante o setembro amarelo, mês escolhido pelo cantor mineiro Caio para lançar o single “Cair de Pé”. Com clipe ao vivo, a música é mensageira de um recado que tem como inspiração a luta da mãe do artista contra o quadro psicológico.
Buscando força em símbolos cotidianos, como a luz do sol, e de fé, como a aroeira (a planta é um importante elemento energético em religiões de matriz africana), a letra do single crava versos que entoam vivacidade e persistência: “Se for pra eu cair / Eu vou cair de pé / E quando eu levantar / Triplico a minha fé”.
As palavras afetivamente escolhidas para construir a mensagem de acolhimento e conforto da faixa hoje são dedicadas a todos que lidam com a depressão, mas inicialmente, durante seu processo de composição, tinham uma destinatária muito bem definida: a mãe de Caio. “Antes da minha mãe falecer ela passou por um grande período de depressão. É como se eu tivesse mandando um recado pra ela lá na minha infância”, comenta. A decisão do artista de tornar a vivência de sua mãe pública parte do entendimento de que o assunto precisa ser amplamente debatido.
Apesar da densidade de sua temática, “Cair de Pé” – faixa extraída da tracklist do primeiro disco ao vivo do cantor, gravado no Estúdio Showlivre – traz inspirações sonoras bem pop. Michael Jackson, Beyoncé, Katy Perry e IZA são alguns dos nomes que inspiraram a construção sonora, que confere leveza ao trabalho sem deixar de dar a devida importância ao que se propõe abordar. “É uma mensagem de sobrevivência psicológica e emocional”, define.
Assista ao clipe:
FICHA TÉCNICA DA MUSICA
Produção de arranjos Banda: Luiz Constantine
Produção base eletrônica: Pedro Serapicos
Voz: Caio
Bateria: Han Menezes
Baixo: Luiz Constantine
Guitarra: Bruno Bis
Backing vocal: Una Soares
DJ e Backing: Miria Alves
Mixagem e Masterização: Showlivre
FICHA TECNICA DO CLIPE
Captação e edição: Showlivre
Figurino: Maika Mano