Prefeitura de Ouro Preto conclui reparo no muro da Igreja São Francisco de Assis

Prefeitura de Ouro Preto conclui reparo no muro da Igreja São Francisco de Assis

Nesta sexta-feira (4), a Secretaria de Cultura e Turismo de Ouro Preto concluiu a obra de reparo do muro da Igreja de São Francisco de Assis, um dos mais relevantes patrimônios históricos da cidade. A intervenção tornou-se necessária após um acidente ocorrido em 17 de agosto de 2024, quando um veículo colidiu com o muro, pouco tempo após a conclusão de uma restauração anterior, também motivada por uma batida.

Por se tratar de um bem tombado, qualquer intervenção no local exigiu autorização do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan). Projetada por Aleijadinho no século XVIII, a Igreja de São Francisco de Assis é um dos principais cartões-postais de Ouro Preto e sua preservação demanda cuidados específicos para garantir a integridade histórica do monumento.

O investimento para a realização da obra foi de pouco mais de R$ 52 mil, sendo que, R$ 28 mil deste montante foram pagos aos cofres públicos por representantes do autor do acidente, graças a uma ação movida pela Procuradoria Geral do Município. De acordo com Wanderson José Rolla Gomes, gerente de Cultura da Secretaria Municipal de Cultura e Turismo, o departamento mobilizou-se prontamente para viabilizar todo o processo necessário à reconstrução do bem danificado.

“O muro foi atingido em um acidente automobilístico e, desde então, a Secretaria Municipal de Cultura e Turismo (Secult), por meio do Departamento de Projetos Especiais, se empenhou em conduzir todos os trâmites necessários para a recuperação, desde a elaboração do projeto e da planilha de obra até a aprovação junto aos órgãos competentes. A partir disso, iniciamos o processo legal de contratação da empresa executora, respeitando os critérios de preservação e conservação, com a fiscalização dos técnicos do Departamento de Projetos Especiais da Secretaria”, explicou.

Por Isabela Jorge/Revisão: Patrick de Araújo 

leia também:

Deixe um comentário

* Ao utilizar este formulário você concorda com o armazenamento e tratamento de seus dados por este site.

Este site utiliza cookies para melhorar sua experiência. Presumiremos que você concorda com isso, mas você pode cancelar se desejar. aceitar LER MAIS