O Dia Internacional dos Museus, em 18 de maio, é comemorado no Brasil com a Semana Nacional de Museus. O Museu do Oratório participa da 21ª edição da Semana de Museus com programação voltada para a comunidade ouro-pretana. As ações do Museu do Oratório vão de 15 a 21 de maio, com visitas mediadas ao acervo, oficina de velas artesanais e atendimento educativo ao grupo APAE. No dia 17 de maio, o Museu do Oratório tem entrada gratuita para todos os públicos.
Durante toda a Semana de Museus, de 15 a 21 de maio, o Museu do Oratório terá visitas mediadas ao acervo, das 9h30 às 17h30. São 162 oratórios e 300 imagens dos séculos XVII ao XX, que contam da rica história da arte mineira e brasileira. A equipe do Museu estará disponível para guiar os visitantes pelos detalhes da exposição.
No dia 15 de maio, segunda-feira, das 9h30 às 17h30, o Museu faz o atendimento ao grupo APAE, com visita mediada e atividade com o material educativo “Oratórios para colorir”. Já no dia 16 de maio, terça-feira, o Museu do Oratório tem uma ação educativa voltada à comunidade de Ouro Preto e região. Das 13h30 às 16h30, o Museu promove uma oficina de velas artesanais com utensílios recicláveis. Além de uma atividade artesanal, é também geradora de renda.
Para o dia 17 de maio, quarta-feira, das 9h30 às 17h30, o Museu do Oratório terá entrada gratuita para todos os públicos. No Dia Internacional dos Museus (18 de maio, quinta-feira), o Museu do Oratório estará fechado, devido a uma manutenção da Cemig na região.
Semana de Museus
A Semana Nacional de Museus acontece anualmente, coordenada pelo Instituto Brasileiro de Museus, junto à comemoração do Dia Internacional de Museus, em 18 de maio. Seu objetivo é mobilizar os museus brasileiros a elaborarem programações especiais voltadas para um tema comum. Em 2023, o tema é Museus, Sustentabilidade e Bem-estar, escolhido pelo Conselho Internacional de Museus (ICOM).
Promover, divulgar e valorizar os museus brasileiros, assim como democratizar o acesso a eles, aumentar o público visitante e intensificar a relação dos museus com a sociedade são objetivos da Semana Nacional de Museus.
O Museu do Oratório
Com uma coleção única em todo o mundo, o Museu do Oratório, criado em outubro de 1998, tem uma coleção composta por 162 oratórios e 300 imagens dos séculos XVII ao XX, genuinamente brasileiros, especialmente mineiros. O acervo caracteriza-se pela diversidade de tipos, tamanhos e materiais, com detalhes valiosos da arquitetura, pintura, de vestuário e costumes da época em que foram produzidos, permitindo uma verdadeira viagem antropológica pela história do Brasil. As peças do acervo foram doadas ao IPHAN (Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional) pela colecionadora Angela Gutierrez.
O Museu do Oratório está instalado em um casarão histórico de três andares situado no adro da Igreja do Carmo, onde, durante algum tempo, morou Antonio Francisco Lisboa (1738-1814), o mais importante escultor barroco do Brasil em todos os tempos. O prédio setecentista foi especialmente recuperado e equipado com modernos recursos tecnológicos para receber a coleção.
O Museu do Oratório e o Museu de Sant’Ana, em Tiradentes, estão vinculados ao Instituto Cultural Flávio Gutierrez – ICFG, fundado em 1998 e presidido por Angela Gutierrez. Para manutenção de suas atividades, o Museu do Oratório conta com o Patrocínio Master do Instituto Cultural Vale, por meio da Lei Federal de Incentivo à Cultura.
Programação
21ª Semana dos Museus – Museu do Oratório
15 a 21 de maio (segunda a domingo):
9h30 às 17h30 – visitas mediadas ao acervo
15 de maio (segunda-feira)
Atendimento educativo grupo APAE – Visita mediada e atividade com o material educativo “Oratórios para colorir”
16 de maio (terça-feira):
13h30 às 16h30 – oficina de velas artesanais com utensílios recicláveis
17 de maio (quarta-feira)
Entrada gratuita para todos os públicos
Museu do Oratório
Adro da Igreja do Carmo, 28 – Centro • Ouro Preto/MG
Tel.: (31) 3551 5369
https://museudooratorio.org.br/
https://www.facebook.com/museudooratorio
Bilheteria: R$5,00 (inteira) • R$2,50 (meia)
*Entrada gratuita para professores e estudantes
Funcionamento:
Quarta a segunda-feira: 09h30 às 17h30
Domingo: 09h30 às 16h
*Durante a Semana de Museus, o Museu do Oratório funcionará também na terça-feira
Fonte: Converso Comunicação