Com expectativa de receber 20 mil turistas, Semana Santa em Ouro Preto volta com programação presencial

Com expectativa de receber 20 mil turistas, Semana Santa em Ouro Preto volta com programação presencial

Faça parte do Portal Mais Minas no Instagram e Google Notícias. Mantenha-se bem informado.

Depois de dois anos, a Semana Santa em Ouro Preto conta com a volta de todas as celebrações presenciais. A programação teve início em 25 de fevereiro, com o Setenário das Dores de Maria, e vai até o domingo de Páscoa, no dia 17 de abril. A expectativa da Secretaria Municipal de Cultura é que o município receba mais de 20 mil turistas.

Com a Semana Santa, a cidade retoma oficialmente sua programação turística. Neste ano, Ouro Preto contará com todos os tapetes na noite da Sexta-feira da Paixão, na Procissão do Enterro e no Domingo da Ressurreição. Uma novidade é que na Quinta-feira Santa, após a cerimônia de Lava-Pés, a Procissão do Fogaréu contará também com tapetes que vão identificar todos os ícones da Paixão de Cristo nos pontos de parada. Essa é uma procissão que acontecia no século XVIII e que foi retomada na Cidade Patrimônio em 2019.

O dissentimento da cruz acontecerá no Largo do Rosário, bem como a benção do Santíssimo do Domingo da Páscoa. Neste ano, os tapetes serão bastante coloridos e diversificados. A Prefeitura de Ouro preto conta com o apoio da Fundação de Arte de Ouro Preto (FAOP), da comunidade e dos turistas.

“Fica o nosso apelo para que os turistas virem, a cidade está preparada para receber inúmeros turistas. Os hotéis e restaurantes estão equipados aguardando essa grande retomada do turismo”, disse a secretária de Cultura de Ouro Preto, Margareth Monteiro, ao Mais Minas.

Neste ano de 2022, a paróquia Nossa Senhora do Pilar é a celebrante oficial da Semana Santa, mas outras paróquias e os distritos de Ouro Preto também realizarão cerimônias de uma forma mais restrita. A grande semana vai do dia 11 até o dia 17 de abril.

“Nós pretendemos fazer uma grande festa na Semana Santa, comemorando a ressurreição de Jesus e trazendo, de novo, a alegria e a intenção das pessoas de participarem dos eventos, exaltando a memória e identidade da cidade. Não podemos deixar morrer as nossas tradições. Com o quadro da pandemia mais tranquilo, podemos dizer que não temos mais medo. Agora é lutar e trabalhar para que possamos vencer esse rastro de pandemia e retomar não só o turismo, mas a preservação das nossas festas culturais”, declarou Margareth Monteiro.

Mais eventos em abril

Ouro Preto também receberá outros eventos em abril, como a Ópera Aleijadinho, da Fundação Clóvis Salgado, realizada em parceria com a Prefeitura Municipal, no dia 19 de abril. Logo depois da Semana Santa, haverá também a Festa da Goiaba, que neste ano, se comemora 14 anos de registro como Patrimônio Imaterial, celebrada no distrito de São Bartolomeu, entre os dias 22 e 24 de abril. É uma festa que celebra os saberes e os fazeres da goiabada, tão famosa e reconhecida em Ouro Preto.

A cerimônia do dia 21 de abril, quando se comemora o Dia de Tiradentes, acontecerá sob a coordenação do cerimonial do estado. O evento cívico será na Praça Tiradentes e possivelmente a chancelaria (entrega das medalhas) será no Centro de Convenções, como aconteceu em 2019.

Programação completa da Semana Santa

Celebração da Quaresma

Durante a quaresma, nos meses de março e abril, na paróquia Nossa Senhora do Pilar:

  • Celebrações da Via-Sacra quartas e quintas, às 6h. Na sexta-feira, às 6h, adoração ao Santíssimo com leitura orante da Bíblia
  • Neste período, visita domiciliar sacerdotal a pessoas enfermas e idosas para atendimento sacramental

Durante a quaresma, nos meses de março e abril, na paróquia Nossa Senhora da Conceição:

  • 1ª quarta-feira (09/03): Via-Sacra saindo da Igreja Nossa Senhora das Dores em direção a Igreja das Mercês (Ordens franciscana, mercedários e servitas)
  • 2ª quarta-feira (16/03): Via-Sacra saindo do espaço celebrativo para as Dores (Pastoral Familiar, Pascom e Iniciação cristã)
  • 3ª quarta-feira (23/03): Via-Sacra saindo do espaço celebrativo para a Vila Aparecida (Apostolado da oração e irmandade de Nossa Senhora Aparecida)
  • 4ª quarta-feira (30/03): Via-Sacra saindo do Espaço celebrativo para a Igreja de São Francisco de Assis (Irmandade de Nossa Senhora da Conceição e grupo da terceira idade)

Setenário Dores Maria

  • Na Basílica Nossa Senhora do Pilar: às sextas-feiras, a partir do dia 25 de fevereiro, e durante a quaresma, às 19h.
  • Na Igreja de Nossa Senhora das Dores: de 2 a 8 de abril, às 19h, com celebração de Missa.

Sexta-feira das Dores – 8 de Abril

19h – Na Basílica Nossa Senhora do Pilar, após o encerramento do Setenário das Dores de Maria, procissão com a imagem de Nossa Senhora das Dores para a Igreja de Nossa Senhora das Mercês e Misericórdia (Mercês de Cima). Canto do “Inflamatus”.

Sábado dos Passos – Dia 9 de Abril

7h – Missa na Basílica Nossa Senhora do Pilar

10h – Missa Solene, em Mariana, com Bênção dos Santos Óleos e Renovação das Promessas Sacerdotais

15h – Missa na Capela de São Sebastião

16h30 – Missa na Rádio Itatiaia Ouro Preto

18h – Missa na comunidade de São Cristóvão

19h – Missa na Capela da Vila Aparecida

19h – Missa na Basílica Nossa Senhora do Pilar, com meditação sobre o “Julgamento de Jesus”. A seguir, procissão com a Imagem do Senhor dos Passos para a Igreja de São Francisco de Assis. À chegada, canto do “Popule Meus”.

Confissões de segunda a quarta-feira Santa

Na Basílica Nossa Senhora do Pilar, das 9h às 11h30; das 14h30 às 17h30 e durante as Celebrações.

Domingo de Ramos e da Paixão do Senhor – 10 de Abril

7h – Bênção de Ramos na Igreja São José. Procissão festiva para a Basílica Nossa Senhora do Pilar. À chegada, Missa Solene Cantada

8h30 – Bênção de Ramos no adro da Igreja de São Francisco de Assis e procissão com Missa na Igreja Nossa Senhora das Mercês e Perdões

8h30 – Bênção de Ramos e Missa festiva na Igreja Nossa Senhora do Carmo

9h – Missa na comunidade do Bom Jesus (Auditório do CAOP)

10h – Bênção de Ramos e Missa festiva na Igreja São Francisco de Paula

16h – Missa na Igreja São Francisco de Assis e procissão com a imagem do Senhor dos Passos

16h – Missa na Igreja Nossa Senhora das Mercês e Misericórdia (Mercês de cima) e procissão com a imagem de Nossa Senhora das Dores

16h – Missa na Igreja Nossa Senhora do Rosário

18h – Cerimônia do Encontro do Divino Salvador com sua Mãe Santíssima, com Sermão alusivo, na Praça Tiradentes. Procissão com as imagens do Senhor dos Passos e da Senhora das Dores, percorrendo os Passos da Paixão do Senhor, até a Basílica Nossa Senhora do Pilar. À chegada, Sermão do Calvário.

18h – Missa na Basílica Nossa Senhora do Pilar

Segunda-feira Santa – 11 de Abril

6h – Via Sacra na Basílica Nossa Senhora do Pilar. Em seguida, Missa

17h – Confissões na Capela São Sebastião

19h – Missa na Capela São Sebastião e Via Sacra pelas ruas da comunidade

19h – Missa na Basílica Nossa Senhora do Pilar e Procissão da Soledade da Virgem Dolorosa para a Igreja Nossa Senhora do Rosário. Canto do “Inflamatus”

19h – Missa no Espaço Celebrativo e, logo após, via sacra encenada com participação do Movimento Jovem São João Paulo II, Pastoral da Acolhida e Catecumenato Crismal

Terça-feira Santa – 12 de Abril

7h – Missa na Basílica Nossa Senhora do Pilar

18h30 – Missa na Igreja Nossa Senhora do Rosário e piedosa Via Sacra em direção à Capela do Senhor Bom Jesus de Matosinhos. Participação especial da juventude – dos crismados, universitários, jovens das escolas estaduais e federais e dos grupos do EJC – Encontro de Jovens com Cristo e do Grupo de Oração

19h – Missa na Igreja São Francisco de Assis e, logo após, piedosa Via Sacra no interior da Igreja

19h – Na Igreja Nossa Senhora do Carmo, “Visita aos Passos da Paixão do Senhor”, com cânticos e responsórios alusivos

Quarta-feira Santa – 13 de Abril

6h – Via Sacra e Missa na Basílica Nossa Senhora do Pilar

15h – Missa na Capela Lar São Vicente de Paulo, com Celebração do Sacramento da Unção dos Enfermos

19h – Missa na Capela São Sebastião

19h – Missa na Igreja Nossa Senhora das Mercês e Perdões

19h – Missa na Basílica Nossa Senhora do Pilare Solene Ofício de Trevas

Solene Tríduo Pascal

Quinta-feira Santa – 14 de Abril

Instituição da Eucaristia e do Sacerdócio

Confissões: Das 8h às 11h30, na Basílica Nossa Senhora do Pilar
De 8h às 12h, no Espaço Celebrativo

16h – Missas festivas na Igreja São Francisco de Paula, Igreja do Carmo e Capela de São Sebastião

18h – Missa Solene “In Coena Domini” – da Ceia do Senhor, com o Sermão da Eucaristia, na Basílica Nossa Senhora do Pilar. Cerimônia da Desnudação dos Altares e Trasladação do Santíssimo Sacramento para a Capela Senhor do Bom Fim e Agonia. Adoração ao Santíssimo Sacramento até às 24h (meia noite)

18h – Missa Solene “In coena Domini” com rito do lava-pés na Igreja São Francisco de Assis. Adoração ao Santíssimo até as 23h

20h30 – Sermão do “Mandatum”, do Mandamento Novo, e Cerimônia do Lava-Pés, no Largo do Rosário

23h – Procissão do fogaréu, saindo do adro da Igreja São Francisco de Assis

Sexta-feira Santa – 15 de Abril

Celebração da Paixão e Morte do Senhor

5h – Via sacra saindo da Igreja Nossa Senhora das Dores em direção ao Cruzeiro do B. Alto da Cruz

6h – Caminhada Penitencial e celebração da Via Sacra, com quadros vivos, saindo da Capela São Cristóvão para a Capela Senhor do Bom Fim e Agonia

Confissões: 8h às 11h30, na Igreja Nossa Senhora do Rosário

8h às 12h, na Igreja Nossa Senhora das Dores

8h às 17h – Veneração do Senhor Morto na Igreja Nossa Senhora das Dores

9h – “Sermão das Sete últimas Palavras do Divino Redentor na Cruz”, na Igreja Nossa Senhora do Rosário

15h – Solene Ação Litúrgica em Memória da Sagrada Paixão e Morte de Nosso Senhor Jesus Cristo nas Igrejas de Nossa Senhora do Carmo, de São Francisco de Paula, na Capela São Sebastião e na Basílica Nossa Senhora do Pilar

15h – Solene Ação Litúrgica na Igreja São Francisco de Assis e na Igreja Nossa Senhora Aparecida, na Vila Aparecida

19h30 – Apresentação do figurado bíblico e Cerimônia do Descendimento da Cruz, no Largo do Rosário. Em seguida, piedosa Procissão do Enterro, conduzindo as imagens do Senhor Morto e da Virgem Dolorosa até a Igreja Nossa Senhora das Mercês e Perdões

Sábado Santo – 16 de Abril

Celebração da Vigília Pascal

Confissões: 8h às 11h30, na Basílica Nossa Senhora do Pilar

8h às 12h, na Igreja Nossa Senhora Aparecida, na Vila Aparecida

19h – Solene Vigília Pascal na Igreja São Francisco de Paula, Capela de São Sebastião e Igreja Nossa Senhora do Carmo

21h – Solene Vigília Pascal na Igreja São Francisco de Assis. Logo após, procissão até o espaço celebrativo

21h – Solene Vigília Pascal na Basílica Nossa Senhora do Pilar

Domingo da Ressurreição – 17 de Abril

Celebração da Páscoa do Senhor

7h – Missa festiva na Basílica Nossa Senhora do Pilar e Procissão da Ressurreição conduzindo o Santíssimo Sacramento até o adro da Igreja Nossa Senhora da Conceição. À chegada, bênção solene do Santíssimo Sacramento e celebração da missa festiva

9h30 – Missa no Bom Jesus (Auditório do CAOP)

10h – Missa na Igreja São Francisco de Paula

16h – Missa na Igreja Nossa Senhora do Rosário

17h – Missa na Capela de São Sebastião

17h – Missa na Igreja Nossa Senhora Aparecida (Vila Aparecida)

19h – Missa na Igreja São Francisco de Assis

19h – Missa Solene na Basílica Nossa Senhora do Pilar. Coroação da Imagem de Nossa Senhora das Dores em seu Triunfo e Canto Solene do “Te Deum”

Orientações

  1. Será obrigatório o uso de máscara em todas as celebrações internas e externas da Semana Santa. Também será disponibilizado álcool em gel em nossas igrejas e comunidades.
  2. As celebrações litúrgicas serão transmitidas pelas mídias sociais de nossas paróquias e as atividades externas pelas redes sociais da Prefeitura Municipal de Ouro Preto.
  3. Contamos com o apoio e a colaboração de todos os dizimistas e devotos para as ofertas da Semana Santa.
  4. Neste ano de 2022, retomaremos com a festa da Padroeira, Nossa Senhora do Pilar, no dia 08 de julho, abrindo o ano jubilar do 60º aniversário da coroação pontifícia da Imagem de Nossa Senhora do Pilar.
  5. Celebramos, neste ano, os 10 anos da criação da Basílica de Nossa Senhora do Pilar.

Agradecimentos

Dom Airton José dos Santos, Dom Francisco Barroso Filho, Dom José Carlos de Souza Campos, Sacerdotes, Diáconos Permanentes, Ministros Extraordinários da Comunhão Eucarística, Irmandades, Ordens Terceiras, Movimentos, Ministérios, Pastorais, Equipe de Liturgia, Corais, Corporações Musicais, Seminaristas, Acólitos, Zeladores e Coordenadores das Igrejas, Funcionários, Sineiros, lideranças cristãs, Prefeitura Municipal de Ouro Preto, Secretarias Municipais, OUROTRAN, Guarda Municipal, Polícia Militar, Corporação de Bombeiros, Emissoras de Rádio e TV’s, Jornais, Redes Sociais, Jornal Voz Ativa, Escolas, fiéis e visitantes, peregrinos da fé.

A todos, nosso agradecimento pela presença e auxílio. Deus os recompense e Nossa Senhora os proteja!

Sacerdotes Colaboradores

  • Dom Francisco Barroso Filho – Bispo Emérito de Oliveira
  • Dom José Carlos de Souza Campos – Bispo de Divinópolis
  • Monsenhor Luiz Antônio Reis Costa – Vigário Geral e Pároco de Santo Antônio em Itaverava
  • Pe. Adilson Luiz Umbelino Couto – Pároco e Reitor da Basílica de N.S. do Pilar
  • Pe. Edmar José da Silva – Pároco e Reitor do Santuário N. S. da Conceição
  • Pe. Daniel Fernandes Moreira – Vigário Paroquial de N.S. do Pilar
  • Pe. Wagner José Nascimento Balbino – Vigário Paroquial de N.S. do Pilar
  • Pe. Anderson Eduardo de Paiva – Diretor do Instituto de Filosofia – SSJ
  • Pe. José Leles da Silva – Diretor da Santa Casa de Juiz de Fora
  • Pe. Geraldo Dias Buziani – Diretor de Estudos do Instituto de Teologia – SSJ
  • Pe. José Maurício de Araújo – CSsR
  • Frei Carlos André B. de Lima, O. Carm.
20 fotos da Semana Santa em Ouro Preto

Este site utiliza cookies para melhorar sua experiência. Presumiremos que você concorda com isso, mas você pode cancelar se desejar. aceitar LER MAIS