Fotógrafa disponibiliza quase 9 mil fotos de Ouro Preto para download e uso livres

0 comment

A fotógrafa Ane Souz disponibilizou parte do seu acervo, com 8.811 fotografias de Ouro Preto, para a imprensa, instituições e para pesquisadores fazerem download e uso das imagens com qualidade de forma gratuita. As imagens foram disponibilizadas no Flickr, site de hospedagem e partilha de imagens. 

Fotógrafa disponibiliza quase 9 mil fotos de Ouro Preto para download e uso livres
Ane Souz – Foto: Gustavo Bastos

Com o intuito de retornar o acolhimento que a cidade lhe deu, a fotógrafa, que é natural de Itabira, lançou oficialmente o seu banco de imagens intitulado “Ouro Preto por Ane Souz”.

Fotógrafa disponibiliza quase 9 mil fotos de Ouro Preto para download e uso livres
Foto: Gustavo Bastos

“Sabendo que se trata da primeira cidade Patrimônio Mundial pela Unesco, é muito importante termos um banco de imagem atual, porque já há o banco de imagem do Fontana, do século XX, que pertence à prefeitura e está no IFAC (Instituto de Filosofia, Arte e Cultura da Universidade Federal de Ouro Preto), com 1500 fotos e hoje a gente consegue saber como era a construção social, as manifestações culturais e religiosas, acontecimentos na cidade. Pensando nas próximas gerações, uma vez que toda minha carreira foi construída aqui, eu acho que é importante abrir esse acervo como um retorno para a cidade que tanto me acolhe e tem cuidado de mim”, disse Ane Souz ao Mais Minas.

Ao todo, são sete coleções com quase 9 mil imagens e mais de 80 mil acessos nos últimos dois meses. Mas não para por aí, a fotógrafa manterá o banco de imagens atualizado seguindo novos acontecimentos na cidade. Alguns álbuns, como o da pandemia, têm textos na descrição que são relatos de Ane Souz sobre sua ligação com a pauta.

Pensando em manter a a história atual registrada para as futuras gerações, Ane Souz já contribuiu com cerca de 15 Trabalhos de Conclusão de Curso e uma de suas imagens será inserida em um livro do sétimo ano do Ensino Fundamental.

Sobre a fotógrafa

Fotógrafa disponibiliza quase 9 mil fotos de Ouro Preto para download e uso livres
Foto: Gustavo Bastos

Ane Souz, de 35 anos, se mudou para Ouro Preto em 2013 e começou a fotografar o carnaval republicano da cidade. Depois de um tempo, ela migrou para o fotojornalismo e para a fotografia documental. Apesar de ter feito sua primeira oficina aos 19 anos, foi apenas aos 28 que começou a trabalhar profissionalmente na área.

Comprando equipamentos e se aperfeiçoando na fotografia, Ane Souz começou a cobrir eventos em 2015, cobrindo, por exemplo, o show do Aerosmith em Belo Horizonte, e dos padres Fábio de Melo e Marcelo Rossi. No ano de 2018, ela passou a fotografar para a Prefeitura de Ouro Preto, o que contribuiu para ampliar com o seu acervo de imagens.

“Comecei a ter acesso às manifestações culturais e religiosas da cidade. Sou extremamente apaixonada por Ouro Preto. Sempre fui muito acolhida aqui. A vida é muito curta para não se morar em Ouro Preto”, declarou Ane Souz ao MM.

Ane Souz escolheu a data de hoje, 21 de março, para lançar oficialmente o seu acervo em homenagem ao aniversário de sua mãe. “Foi ela que me deu o pontapé inicial na fotografia e em todos os momentos que eu quis desistir”, disse.

Todo o banco de imagens de Ane Souz está disponível no link flickr.com/photos/anesouzop/albums

Este site utiliza cookies para melhorar sua experiência. Presumiremos que você concorda com isso, mas você pode cancelar se desejar. aceitar LER MAIS