Preparado com Eva Mate e água gelada, o Tereré, é uma bebida apreciada em regiões quentes, e traz além de frescor, benefícios para a saúde.
Reza a lenda que o Tereré era consumido pelos povos Guaranis, desde o período que antecede a colonização europeia realizada pelos espanhóis, em lugares como Argentina, Mato Grosso do Sul e Paraguai. Outros acreditam que os primeiros a experimentarem a erva foram as tropas que participaram da Guerra do Chaco, que aconteceu de 1932 até 1935, na cidade de Ponta Porã (MTS). Uma outra hipótese sobre o surgimento do Tereré é que ele teria sido usado pelos escravos mensú, na Argentina e Paraguai, que, para não chamarem a atenção dos capangas que os torturavam na época, os escravos optaram em tomar a erva fria, evitando acender o fogo e serem descobertos pelas chamas ou fumaças. Uma última história, e não menos importante, é de que tomar Tereré foi um hábito que surgiu a partir de indígenas que transportavam gados em comitivas. Segundo essa história, os índios usavam a erva Mate para coar a água dos rios e beber.
A verdadeira história do surgimento do Tereré nós não sabemos, no entanto, já é possível identificar o bem estar e benefícios que a bebida entrega ao nosso corpo.
Muitas pessoas que se encontram nas famosas “Rodas de Tera” (reunião para bater papo e tomar Tereré entre amigos e familiares) desconhecem que a erva é rica em vitamina B, um inibidor de apetite natural, que também possui as vitaminas C e E, além de possuir cafeína que auxilia na circulação do sangue.
No entanto, pessoas anêmicas não devem consumir a erva, pois, ela absorve o ferro do sangue. Outra contra-indicação é para pessoas hipertensas, pois a erva pode fazer subir a pressão arterial.
Outra dúvida que muitas pessoas apresentam é com relação a sabor, sim, o Tereré possui um paladar amargoso se tomado apenas com água fria, conhecido como “Mato Grosso”. Se for acrescentado a bebida suco de limão, pode se tornar mais agradável.
No mercado já é possível encontrar ervas mate com sabores diferenciados tais como: limão, hortelã, menta, abacaxi, etc. É bom frisar que os tradicionais apreciadores da bebida preferem a erva natural.
Para quem nunca viu ou tomou Tereré na vida, trata-se de uma erva que é colocada em uma Cuia (chifre), semelhante a do Chimarrão, ela tomada através de um canudo chamado de bomba. Hoje as cuias e bombas do Tereré possui inúmeros designers, inclusive para as mulheres que gostam de tomar a bebida gelada.
Saiba quais são os benefícios do Tereré para a Saúde:
– Diminui o colesterol e triglicerídeos;
– Pode prevenir o mal de Parkinson;
– Elimina estados depressivos promovendo a sensação de bem-estar e vigor;
– Aumenta o gasto calórico;
– Desenvolve as faculdades mentais;
– Facilita a digestão e favorece a evacuação e micção;
– Aumenta a circulação e o ritmo cardíaco;
– Tem efeito cosmético na pele;
– Melhora a memória e desenvolve as faculdade mentais;
– Regulariza a respiração e previne contra gripes e resfriados;
– Aumenta a força muscular e a resistência do músculo á fadiga;
– Promove a regeneração celular;
– Regula as funções sexuais e
– Tonifica o sistema nervoso.