Segundo o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), Belo Horizonte e diversas cidades brasileiras enfrentarão temperaturas altas nesta semana, podendo ultrapassar 30°C e, em algumas áreas, alcançar até 40°C. Em Ouro Preto, a máxima da semana está prevista para 35°C no domingo, dia 24 de setembro.
De acordo com os dados do Metsul, na segunda-feira, 18, a cidade histórica começará a semana com temperaturas variando entre 15°C e 29°C, sem chuvas e com poucas nuvens no céu.
O calor aumentará na terça-feira, 19, com mínima de 14°C e máxima de 32°C. O céu estará limpo, sem previsão de chuva. No dia seguinte, a mínima permanecerá a mesma, mas a temperatura máxima cairá para 31°C.
+ Gerdau doa escultura de aço para a cidade de Ouro Preto
Já na quinta-feira, 21, a temperatura máxima diminuirá, atingindo 29°C, com mínima de 13°C. Na sexta-feira, a máxima sobe alguns graus, atingindo 33°C, e a mínima fica em 12°C.
Para o início do final de semana, sábado e domingo, a temperatura máxima subirá ainda mais, alcançando 33°C e 35°C, respectivamente. Esses dias serão os mais quentes de 2023 em Ouro Preto. Não há previsão de chuvas durante toda a semana, o que intensificará a sensação térmica.
Ainda conforme o portal MetSul, uma massa de ar quente está ocasionando essas alterações climáticas, e a expectativa é que o ápice do calor seja atingido no fim de semana. A Organização Pan-Americana da Saúde (OPAS) alerta que a exposição a temperaturas acima de 40°C pode desencadear sintomas graves, incluindo insolação.
Para preservar a saúde, é aconselhável evitar ficar ao ar livre nos horários de maior calor, manter-se hidratado com a ingestão de água a cada duas horas e garantir um ambiente fresco em casa.