A OpenAI pode estar desenvolvendo uma nova rede social própria, em um movimento que pode colocar a empresa em concorrência direta com plataformas como o X (antigo Twitter) e com a Meta. A informação foi revelada pelo site The Verge, que aponta a existência de um protótipo interno da plataforma, com integração ao ChatGPT e recursos de geração de imagens por inteligência artificial.
+ Existe um tempo certo para responder mensagens no WhatsApp?
A possível rede social da OpenAI ainda não tem nome nem data de lançamento definidos. Também não está claro se ela será lançada como um aplicativo independente ou como uma funcionalidade adicional dentro do próprio ChatGPT, que já é um dos aplicativos mais baixados globalmente. O objetivo central, segundo fontes próximas ao projeto, seria criar um ambiente social com apoio de IA para estimular a criação e o compartilhamento de conteúdo mais elaborado e relevante.
A iniciativa também reforça a busca da OpenAI por dados em tempo real — insumo importante para o treinamento de seus modelos de linguagem. Atualmente, outras big techs como a Meta e a própria X (sob o comando de Elon Musk) já utilizam seus ambientes sociais como base de dados para melhorar seus sistemas de inteligência artificial. Com uma rede social própria, a OpenAI poderia ampliar seu acesso a esse tipo de informação.
Esse possível movimento pode acirrar a já conhecida rivalidade entre Sam Altman, CEO da OpenAI, e Elon Musk, que deixou a empresa em 2018 e hoje comanda o X e seu próprio chatbot, o Grok. Em fevereiro, após rumores de uma oferta de compra bilionária por parte de Musk, Altman chegou a ironizar nas redes sociais ao dizer que compraria o Twitter por uma fração do valor.
O desenvolvimento de uma rede social com base em IA também colocaria a OpenAI na disputa direta com a Meta, que estuda lançar um novo assistente de inteligência artificial com recursos sociais semelhantes.
Até o momento, a OpenAI não se pronunciou oficialmente sobre o projeto. No entanto, os testes internos e os comentários recentes de executivos indicam que a empresa está avaliando com seriedade a possibilidade de entrar no mercado de redes sociais.