No último domingo (27), pela segunda vez na semana, o distrito de Santo Antônio do Leite ficou uma boa parte do dia sem energia elétrica após chuvas. O mesmo vem se repetindo com outros distritos de Ouro Preto, como Engenheiro Correa. Enquanto ficam no escuro, a população mais afastada da área turística vê os agentes políticos exaltando o Natal Luz de Ouro Preto, mas que se limita apenas à Praça Tiradentes.
Para se ter ideia, Cachoeira do Campo, maior distrito do município, com mais de uma dezena de milhar de habitantes, sequer ganhou um pisca-pisca da prefeitura. O que se vê de decoração de Natal no charmoso distrito foi feito pela iniciativa privada, como por exemplo, no estacionamento do Supermercado Farid.
Além de tudo, distritos e subdistritos enfrentam constantemente falta de manutenção da iluminação pública. Não é difícil encontrar ruas escuras, com postes apagados, e a demora na manutenção do serviço.
A Ouro Preto de Natal vendida na imprensa estadual e nacional está longe da realidade da maioria da população, que está aflita com as chuvas, estradas em situação precária e o breu nas regiões longe dos holofotes.