Hablou? Gamou! Que no Brasil há uma adoração por jogadores gringos é fato, mesmo que muitas vezes eles não correspondam. No futebol brasileiro, a maioria dos estrangeiros que desembarcam são latinos, e as características de raça e entrega encantam a torcida nacional. Em relação ao Cruzeiro, não é diferente.
No caso do clube celeste, o destino foi generoso e craques de outros países vestiram a camisa estrelada. Agora, no quarto episódio da série Top 10, confira aqui os dez atletas gringos que mais balançaram as redes pelo Cabuloso.
1 – Giorgian De Arrascaeta – 50 gols
Após se destacar pelo modesto Defensor-URU, na Libertadores de 2014, o jovem meia uruguaio foi contratado pelo time da Toca da Raposa. Durante quatro temporadas envergando a camisa 10 cruzeirense, Giorgian De Arrascaeta marcou 50 gols em 188 jogos e lidera a lista da artilharia.


2 – Marcelo Moreno – 45 gols
“O Flecheiro Azul”. É assim que a nação cruzeirense apelida o matador boliviano, que é muito querido no clube. Em duas passagens, de 2007 a 2008 e em 2014, Moreno acumulou 93 jogos e 45 tentos pela Raposa.
3 – Fernando Carazo – 43 gols
Você sabe quem foi Carazo? Provavelmente não, afinal, o espanhol atuou pelo Cruzeiro nos anos 20, 30 e 40, somando ao todo três passagens. No clube, o jogador atuou ao lado de nomes históricos como Ninão, Nininho e Piorra. Por fim, o “Perigo Louro”, seu apelido quando jogava, fez 113 exibições e assinou 43 gols.

4 – Walter Montillo – 36 gols
Em meados de 2010, o Cruzeiro anunciava a contratação de um habilidoso camisa 10 argentino, vindo de uma boa campanha na Libertadores com a Universidad de Chile. Pelo clube mineiro, Walter Montillo atuou por três temporadas e encantou a China Azul, marcando 36 tentos em 122 partidas.

5 – Victor Aristizábal – 28 gols
Uma única temporada foi o suficiente para o colombiano marcar tantas vezes. Pilar do time vencedor da Tríplice Coroa, em 2003, Victor Aristizábal anotou 28 gols em apenas 54 atuações.
https://www.youtube.com/watch?v=D7F0uIfsgPU
6 – Ramón Ábila – 26 gols
Contratado em 2016, junto ao Huracán-ARG, “Wanchope” Ábila logo caiu nas graças da torcida celeste, por conta de seu extinto matador. Entretanto, suas características não encaixavam muito bem no estilo de jogo de Mano Menezes, e no ano seguinte o atacante foi negociado ao Boca Juniors-ARG. No período em que esteve no clube mineiro, Ramón Ábila assinou 26 gols em 71 jogos.
7 – Heber Carlos Revétria – 22 gols
Grande carrasco do rival Atlético, o uruguaio atuou pelo Cruzeiro em 1977 e 1978. No clube, conquistou o Mineiro de 77 e foi vice da Libertadores daquele ano. Ao todo, foram 63 partidas e 22 tentos.
8 – Juan Pablo Sorín – 18 gols
Ídolo da torcida, o argentino tinha como principal característica a raça e a entrega, mas também se mandava ao ataque sempre que podia. Com três passagens pelo Cruzeiro, Juan Pablo Sorín cravou 18 gols em 127 jogos.
https://www.youtube.com/watch?v=Yu_NA94zdns
9 – Ernesto Farias – Oito gols
No ano de 2010, o atacante desembarcou na Toca da Raposa após passagem pelo Porto-POR. Em duas temporadas no Cruzeiro, o argentino nunca cumpriu com as expectativas que nele foram colocadas. Contudo, ainda marcou importantes tentos na fuga contra o rebaixamento no Brasileirão de 2011. “El Tecla” fez 35 exibições e oito gols.
10 – Roberto Perfumo e Alexander Viveros – Seis gols
O zagueiro argentino Perfumo foi uma lenda do Cruzeiro nos anos 70, fazendo parte do grandioso esquadrão que encantou o Brasil. Durante sua passagem pelo time azul, fez 141 jogos e marcou seis vezes.

Por sua vez, Viveros atuou pela equipe celeste no início dos anos 2000. Em 63 atuações, o colombiano também fez 6 gols.

Maic Costa nasceu em Ipatinga, mas se radicou na Região dos Inconfidentes mineiros. Formado em Jornalismo na UFOP, em 2019, passou por Estado de Minas, Superesportes, Esporte News Mundo, Food Service News e Mais Minas. Atualmente, é setorista do Cruzeiro na Trivela.