Com o crescimento cada vez maior da popularidade dos eSports, este não é um fenómeno apenas online dentro dos jogos ou nos CS GO Coinflip sites, entre outros. Também presencialmente milhares e milhares de jogadores e de entusiastas reúnem-se, em diversos torneios de alta qualidade.
Portugal não é exceção, estando no mapa dos eSports como comprova por exemplo a Taça Masters FPF de 2024 em Lisboa – entre outros.
Taça Masters FPF 2024
Este ano, a Federação Portuguesa de Futebol apostou na Taça Masters com 34 clubes entre 21 de maio e 30 de junho – havendo o atrativo extra de a fase final se realizar no mítico Estádio Nacional do Jamor.
Trata-se de um torneio de futebol virtual, com base no jogo EA Sports FC (ex-FIFA), contando com a presença de equipas a representarem clubes reais, mas também de grandes personalidades como Pedro Pauleta.
Apesar de já ter sido realizada durante o Euro 2024, a fase final da Taça Masters FPF, de 28 a 30 de junho, contou com dezenas e dezenas de pessoas a assistirem no local – sendo um dos torneios de maior sucesso ao nível nacional em Portugal.
CS Major Championships
Os CS Major Championships são alguns dos torneios mais prestigiados no mundo dos eSports, sendo patrocinados diretamente pela editora da série Counter-Strike – a Valve.
Reunindo as 24 melhores equipas do mundo, os Majors são uma série de torneios ao longo do ano, e não um apenas – o que permite multidões de mais cidades e países envolverem-se no emocionante ambiente com os melhores jogadores do mundo in loco.
Este ano, o primeiro Major foi o PGL Major Copenhagen em Copenhaga (Dinamarca) na já mencionada Royal Arena – que esgotou, com cerca de 15.000 pessoas a passarem pelo local no sábado e no domingo do fim de semana final. Em 2022, por exemplo, houve um Major na Bélgica com 20.000 pessoas só no último dia – o que é, sem dúvida, um dos maiores do mundo.
The International
The International é o principal e maior torneio global organizado de Dota 2, com os seus prémios habitualmente milionários.
Com organização da Valve, a edição deste ano terá lugar em Copenhaga, capital da Dinamarca. Com jogos empolgantes e incerteza até ao fim, o torneio costuma reunir muitas pessoas todos os anos – entre jogadores e, claro está, entusiastas.
No ano passado, milhares de pessoas esgotaram rapidamente a lotação da Climate Pledge Arena em Seattle, com capacidade para 18.300 espectadores, só durante o fim de semana das finais. Este ano, a Royal Arena em Copenhaga poderá acomodar cerca de 16.000 pessoas.
League of Legends World Championship
Mais um torneio de grande popularidade, os Mundiais de League of Legends são organizados anualmente pela Riot Games, reunindo os melhores jogadores do mundo deste jogo.
Os números das audiências no local impressionam – em 2023, as finais tiveram 18.000 espectadores na Coreia do Sul, um dos países em que os eSports são mais populares.
Este ano, o sucesso promete ser ainda maior. A final será na O2 Arena em Londres (Inglaterra), com capacidade para 20.000 espectadores. E promete ter lotação esgotada, depois do sucesso que já teve no passado.
Fortnite World Cup
A Fortnite World Cup foi organizada pela Epic Games em torno do jogo Fortnite – tal como o nome indica. Remonta ao ano de 2019, e aconteceu no Arthur Ashe Stadium em Nova Iorque.
A comunidade pôde envolver-se não só a assistir aos jogos decisivos, como também em sessões de autógrafos e outros espetáculos ao vivo.
Com capacidade para 23.700 pessoas, o recinto ficou com lotação esgotada, sendo um dos mais bem-sucedidos torneios de eSports da história.
EVO Championship Series
Destinado aos jogos de luta, o EVO Championship Series é um evento anual. Ao contrário de outros torneios aqui mencionados, não é baseado apenas num jogo.
Com um ambiente único entre competição e sentido de comunidade, EVO Championship Series reúne sempre muitos jogos e entusiastas.
Este ano, aconteceu de 19 a 21 de julho no Las Vegas Convention Center, reunindo mais de 10.000 jogadores no local – um recorde único em termos de participantes na sua história de mais de duas décadas. Um sucesso explicado, em parte, pelo facto de ser possível participar num total de oito jogos de luta diferentes.