ÓTIMA NOTÍCIA para beneficiários do Bolsa Família

por Daniel Santos

Uma ótima notícia acaba de ser divulgada! Na matéria de hoje, é possível verificar que, neste mês de abril, alguns beneficiários do Bolsa Família terão a chance de receber até R$ 1.302 do governo federal. Esse valor será concedido devido ao valor mínimo do auxílio, que é de R$ 600, mas algumas famílias terão direito a outros benefícios, como o Vale Gás e parcelas adicionais para núcleos familiares com crianças de até 6 anos.

Bolsa Família
Beneficiários sacando o Bolsa Família na agência da Caixa Econômica, em Sobradinho. Brasília/DF 30/05/2017. Foto: Rafael Zart/ASCOM/MDSA

Além disso, em abril, o Auxílio Gás continuará sendo pago com base em 100% da média do botijão de 13kg de GLP. Essa média é divulgada mensalmente pela Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP) e o benefício será creditado aos beneficiários a cada dois meses na mesma conta em que recebem o Bolsa Família.

Atualização de dados dos beneficiários 

O Bolsa Família foi criado pelo governo brasileiro em 2003, com o objetivo de fornecer assistência financeira para famílias em situação de pobreza e extrema pobreza. É crucial que as famílias beneficiárias do programa mantenham seus dados atualizados no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal (CadÚnico) a fim de continuar recebendo recursos.

As famílias que atendem aos requisitos do Bolsa Família, mas ainda não recebem os recursos, também devem manter seus cadastros atualizados. De acordo com o ministro do Desenvolvimento Social, Wellington Dias, mais de 600 mil famílias serão adicionadas ao programa nos próximos meses. No entanto, espera-se que cerca de 2 milhões de pessoas que estão recebendo o benefício irregularmente sejam removidas da lista de pagamentos.

Atualmente, a atualização de dados no CadÚnico pode ser feita presencialmente ou online. Para atualizar presencialmente, o responsável familiar deve procurar um Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) ou uma unidade da Secretaria de Assistência Social do seu município e apresentar documentos como CPF, RG, carteira de trabalho, e certidão de nascimento e/ou casamento de todos os membros da família.

A atualização online pode ser realizada por meio do aplicativo do Cadastro Único. No entanto, é importante lembrar que o aplicativo só permite alterações em algumas informações. Além disso, a atualização de dados deve ser feita sempre que ocorrer alguma mudança que afete as condições socioeconômicas da família.

Manter os dados atualizados é fundamental para que as famílias continuem recebendo não só o Bolsa Família, mas também outros benefícios sociais, como o Auxílio Gás e descontos na conta de energia. Isso demonstra que os dados do CadÚnico são utilizados para diversos fins importantes.

Calendário de pagamento de abril

No mês de abril, o órgão responsável pelo pagamento do programa social Bolsa Família tem previsão de iniciar a liberação dos recursos a partir do dia 14, com conclusão do crédito do benefício programada para o dia 28. O calendário de pagamentos é estabelecido considerando o Número de Inscrição Social (NIS) dos beneficiários. Confira abaixo as datas de pagamento referentes a este mês:

NIS finalData de pagamento
114/04
217/04
318/04
419/04
520/04
624/04
725/04
826/04
927/04
028/04

O Bolsa Família e o Auxílio Gás estão disponíveis para movimentação através do aplicativo Caixa TEM, que pode ser baixado gratuitamente em dispositivos Android e iOS. Utilizando o aplicativo, os beneficiários têm a possibilidade de realizar transferências, quitar contas e boletos, além de efetuar compras utilizando o cartão de débito virtual.

Leia também: