Milhares de fiéis acompanham a Paixão de Cristo em Congonhas

Público resistiu à chuva e se emocionou com a encenação do Grupo de Teatro Dez Pras Oito com participação especial de Amaury Lorenzo

Por Redação Mais Minas
Milhares de fiéis acompanham a Paixão de Cristo em Congonhas

A Sexta-Feira da Paixão sempre foi um evento grandioso em Congonhas. A tradicional encenação da Paixão de Cristo, comandada pelo Grupo de Teatro Dez Pras Oito, que acontece há mais de 30 anos, reúne fiéis, moradores da cidade e turistas, para vivenciar os momentos de grande emoção da maior história da humanidade.

O espetáculo acontece em um cenário privilegiado. No Santuário do Bom Jesus de Matosinhos, Patrimônio Cultural da Humanidade, em meio às esculturas do Mestre Antônio Francisco Lisboa, uma multidão acompanha as cenas que contam os passos de Jesus até o calvário.

Este ano, pela terceira vez, Amaury Lorenzo, da Rede Globo, que é congonhense, vive o papel de Jesus Cristo, dirigido por Zezeca Junqueira e João Sabará. Zezeca, ao lado de Edilson Ribeiro, Patrícia Vidal e Daniella Junqueira, são fundadores do Dez Pras Oito, grupo em que o ator iniciou sua experiência teatral quando ainda morava em Congonhas.

Veja fotos divulgadas pela Prefeitura de Congonhas:

Ana Clara Junqueira, sobrinha neta de Zezeca Junqueira, que cresceu entre os bastidores e os palcos, atuando e trabalhando ativamente na produção dos espetáculos, fala sobre sua interpretação do Anjo da Amargura:

“eu participo da Semana Santa desde os meus 2 anos de idade e é sempre muito emocionante; é uma grande responsabilidade fazer um personagem que anuncia a morte a Jesus, é uma cena muito forte e eu me emociono em ver a emoção do público”. 

As cenas aconteceram em 4 palcos posicionados estrategicamente entre as capelas e à frente da Basílica do Bom Jesus, proporcionando ao público uma experiência imersiva. Com uma grande riqueza de detalhes, a interpretação intensa dos atores e recursos especiais de som e luz, o espetáculo emociona e toca o coração de todos.

Os momentos finais da vida de Jesus são marcados por muita dor e sofrimento e os espectadores acompanharam emocionados a entrega dos atores em cena. Após constatada sua morte, Jesus é retirado da cruz por José de Arimatéia e Nicodemos, uns dos personagens bíblicos que compõem a cena e permanecem no palco durante todo o sermão do descendimento da cruz, que foi proferido pelo padre Waldeir da Paixão. Lucas Batista de Almeida, que participa da Semana Santa há 28 anos, interpreta Nicodemos desde 2004 e se entrega a essa experiência não só como ator, mas também como devoto. 

“Eu acompanho as novenas, sempre vou às missas e procuro estar sempre ajudando os mais necessitados. Levamos o Evangelho vivo de Cristo a milhares de pessoas. Ao retirar o Cristo da cruz, tanto na encenação quanto no sermão ao fazer o descendimento, a emoção é enorme em tocar o corpo chagado de Jesus sem vida, mas ao mesmo tempo esse corpo tem tanta vida que transcende o imaginário. Ao tocar na imagem do Cristo ali é um momento em que fecho os olhos e agradeço a Deus por tudo que ele faz em minha vida, coloco ali a minha vida, de meus familiares, amigos e de todos os que necessitam da presença de Jesus”, relata com emoção. 

Após o sermão, os fiéis seguiram a Procissão do Senhor Morto até a Matriz de Nossa Senhora da Conceição, com as imagens do Senhor Bom Jesus Morto e de Nossa Senhora das Dores, além das figuras bíblicas.

A programação segue neste sábado com oração da manhã na Basílica a partir das 8h30 e visitação ao túmulo de Jesus até as 12h; A noite, a Vigília Pascal inicia às 20h no espaço celebrativo da Basílica. 

Também neste sábado, a partir das 18h30, acontece na Romaria o 28º Sermão da Montanha, evento de adoração organizado pela Associação Municipal de Pastores Evangélicos de Congonhas.  

No domingo, a programação é encerrada com a encenação da ressurreição de Cristo, na Basílica, após a missa das 10h e após a missa das 15h; e a encenação da Assunção de Nossa Senhora, na Matriz de Nossa Senhora da Conceição, após a Procissão do Triunfo, que sai da Basílica em direção à Matriz, às 18h.

Fonte: Prefeitura de Congonhas

leia também:

Deixe um comentário

* Ao utilizar este formulário você concorda com o armazenamento e tratamento de seus dados por este site.

Este site utiliza cookies para melhorar sua experiência. Presumiremos que você concorda com isso, mas você pode cancelar se desejar. aceitar LER MAIS