O Papa Francisco postou um vídeo que causou polêmica na manhã de hoje (4), em suas redes sociais. O vídeo, que é uma intenção de oração do Papa, fala sobre a necessidade de imparcialidade de juízes. Dessa forma, internautas brasileiros entenderam o vídeo como indireta ao Ministro da Justiça, Sérgio Moro.
No vídeo, o Papa argentino diz “Sua independência (dos juízes) deve ajudá-los a serem isentos de favoritismos e de pressões que possam contaminar as decisões”. Bastou ser publicado para que muitos internautas começassem a marcar o Ministro na publicação, dizendo que era uma indireta para ele.
“Vaza-Jato”
Sérgio Moro teve expostas, no último mês, suas conversas com procuradores da operação Lava Jato, ainda enquanto era juiz federal. O vazamento ocorreu através de uma série de reportagens do site The Intercept Brasil, que mostram a participação do então juiz no processo de acusação do ex-presidente Lula.
As mensagens mais polêmicas são com o Procurador da República, Deltan Dallagnol, coordenador da operação Lava Jato e principal acusador no caso do ex-presidente Lula.
Após os vazamentos, Moro compareceu a Câmara dos Deputados para explicar o conteúdo das mensagens. Na ocasião, o ministro disse não ter feito nada de errado. O Presidente da República Jair Bolsonaro também saiu em defesa do ministro.
Veja o vídeo do Papa Francisco legendado em português:
— Papa Francisco (@Pontifex_pt) July 4, 2019
Apoio popular
O Ministro Sérgio Moro, chamado de herói pelos apoiadores, foi bastante defendido na publicação do Papa. Entretanto, muitos internautas também iam contrários a atuação do ministro. Veja alguns comentários:
Vá cuidar das palhaçadas que tem dentro de sua igreja Papa.
— ABRÃO (@seuconsultorrac) July 4, 2019
Misericórdia @SF_Moro até o Papa te mandando a real, no seu lugar eu dava um jeito de sumir
— coach de potencialização de xingar muito no tuiter (@minasliberta) July 4, 2019
Ainda bem que o nosso Juiz Sérgio Moro segue o exemplo de jesus, pois ele nunca negocia a Verdade.
500 BILHÕES, o senhor sabe o que significa 500 BILHÕES equivalentes a empréstimos à países com Ditadores como do Maduro que o sr abençoou, á empresários , tudo em troca de propina.— ??????? ?????????❤️ (@LauritaBernarde) July 4, 2019
Pros pseudo-catolicos que estão vindo aqui ofender o Santo Padre, da uma olhada nas intenções das orações do mês de julho, e parem com a psicose achando que todo mundo está perseguindo o “Santo Moro”. Vão rezar, hereges! Que Deus tenha misericórdia de vocês! pic.twitter.com/dhC4zI4u29
— Baita Causídica das Varas da Fazenda Pública (@eufebolivar) July 4, 2019