Faça parte do Portal Mais Minas no Instagram e Google Notícias. Mantenha-se bem informado.
Em 1990, a TV Manchete viveu um dos ápices de sua história ao produzir a novela ‘Pantanal’, que parou o Brasil e foi sucesso estrondoso tendo, inclusive, superado a Globo na audiência. Agora, com o remake da novela interiorana por parte da emissora carioca, a história do canal de Adolpho Bloch volta à tona.
Após anos de luta e sonho dos idealistas, a TV Manchete saiu do papel em 5 de junho de 1983. Ao longo de sua trajetória, a emissora produziu inúmeras telenovelas, transmissões esportivas e de desenhos animados, até encerrar as atividades, em 1999.
Dentre as novelas, algumas se destacaram, principalmente as que abordaram tramas interioranas e de desdobramentos quentes, como ‘Pantanal’. Por isso, o Mais Minas separou três grandes relíquias da teledramaturgia feitas pela Manchete.
‘A História de Ana Raio e Zé Trovão’
Pouco tempo depois de ‘Pantanal’, em 1991, a emissora quis recriar o sucesso da trama pantaneira e, para isso, apostou na novela escrita pelo famoso ator Marcos Caruso, e pela roteirista Rita Buzzar. O enredo conta a vida de Ana Raio (Ingira Liberato) e Zé do Trovão (Almir Saiter), que possuem uma história de amor em meio a rodeios pelo Brasil inteiro.
Apesar da forte repercussão, a audiência não foi a esperada pela empresa. Mesmo assim, o SBT comprou os direitos e reprisou o produto em 2008.
‘Xica da Silva’
No ano de 1996, a TV Manchete colocou em horário nobre a novela ‘Xica da silva’, escrita pelo famoso autor global Walcyr Carrasco, mas que à época usava um codinome.
A história trata de uma escrava que virou rainha no século 18, em Minas Gerais, ao se casar com o Contratador João Fernandes. A personagem principal, Xica, foi protagonizada por Thaís Araújo, que só tinha 18 anos e fazia seu primeiro trabalho na televisão. Além dela, grandes nomes da arte brasileira também estavam na produção, como Drica Moraes e Giovanna Antonelli.
‘Xica da Silva’ teve 231 episódios na exibição inicial. Anos depois, foi retransmitida pelo SBT.
‘Mandacuru’
Uma das mais longas novelas da história, ‘Mandacuru’ durou um ano, entre 1997 e 1998, com 259 capítulos. A história falava de uma promessa de vingança após a morte de Lampião e Maria Bonita no cangaço brasileiro.
O autor da trama foi criada e escrita por Carlos Alberto Ratton, inspirada na obra ‘Dente de Ouro’ de Menotti Del Picchia.
A nova versão estreia na próxima segunda-feira (28), após o Jornal Nacional, na TV Globo.