PM e Bombeiros do Paraná abrem concurso com 2.600 vagas; veja como se inscrever

Por João Paulo Silva
PM e Bombeiros do Paraná abrem concurso com 2.600 vagas; veja como se inscrever

O concurso público para contratação de 2 mil soldados da Polícia Militar do Paraná (PMPR) e 600 soldados para o Corpo de Bombeiros Militar do Paraná (CBMPR) abriu inscrições nessa segunda-feira (14). O prazo para participar vai até 13 de maio. Os interessados devem acessar o site do Instituto Brasileiro de Formação e Capacitação (IBFC) para consultar os editais completos e realizar a inscrição.

Anunciado em janeiro pelo governador Ratinho Junior, o certame tem como objetivo reforçar a segurança pública em todo o estado. Os aprovados serão distribuídos entre cinco regiões principais: Curitiba, Londrina, Maringá, Ponta Grossa e Cascavel. Também haverá formação de cadastro reserva, que poderá ser acionado conforme necessidade da Administração Pública.

Requisitos e inscrição

A taxa para inscrição é de R$ 130. Interessados em solicitar isenção do valor têm até o dia 16 de abril para fazê-lo, desde que atendam critérios socioeconômicos ou outras condições previstas no edital.

Este é o primeiro concurso das corporações que exige dos candidatos graduação completa em qualquer área do ensino superior, conforme estabelecido pela lei estadual 21.828/2023. Além disso, os participantes precisam ter até 30 anos, estar com as obrigações eleitorais em dia e possuir Permissão Para Dirigir ou Carteira Nacional de Habilitação (CNH) na categoria B.

Distribuição das vagas

Das 2.600 vagas abertas, 261 estão reservadas para afrodescendentes, sendo 201 destinadas à PMPR e 60 ao Corpo de Bombeiros. A medida busca promover maior diversidade nas corporações.

Etapas de seleção

A primeira etapa, marcada para o dia 29 de junho, terá provas objetivas e discursivas de caráter eliminatório e classificatório. As avaliações ocorrerão em Curitiba, Cascavel, Campo Mourão, Foz do Iguaçu, Guarapuava, Jacarezinho, Londrina, Maringá, Paranaguá, Pato Branco, Ponta Grossa e Umuarama.

Aprovados na fase inicial passarão ainda por testes físicos, avaliação psicológica, exame de saúde e investigação social conduzida pela própria corporação escolhida.

Para mais informações e inscrição, acesse diretamente o site oficial do IBFC.

COMENTÁRIOS

leia também:

Este site utiliza cookies para melhorar sua experiência. Presumiremos que você concorda com isso, mas você pode cancelar se desejar. aceitar LER MAIS