Na noite de quarta-feira, 12 de junho de 2024, por volta das 20h30, a Polícia Militar, acionada por uma denúncia de disparo de arma de fogo, deslocou-se até Monsenhor Horta, distrito de Mariana (MG). A ação foi conduzida pelo 52º Batalhão de Polícia Militar, que prontamente respondeu à chamada e iniciou diligências no local informado.
Após levantamentos acerca do endereço onde residia o suposto autor do disparo, uma guarnição da PM deslocou-se para realizar diligências. Ao se aproximarem do local informado, os militares visualizaram, em frente à residência indicada, um indivíduo que tentou evadir-se ao perceber a presença policial.
Todavia, os militares lograram êxito em abordar o homem, o qual relatou que um conhecido chegou em sua residência em estado de embriaguez e que, após conversarem por um tempo, houve um desentendimento. Em razão disso, ele efetuou um disparo de arma de fogo no terreno aos fundos de sua casa, em direção a um matagal, com o intuito de intimidar o conhecido.
Quando questionado sobre o armamento utilizado, o homem informou que havia jogado a arma no matagal, indicando aos militares o local exato. No local indicado, os policiais apreenderam um revólver calibre 38 e dezessete munições intactas do mesmo calibre.
O autor, de 51 anos, foi preso e conduzido à Delegacia de plantão, onde a arma de fogo e as munições apreendidas foram entregues pela Polícia Militar.