O prefeito de Conselheiro Lafaiete Mário Marcus (DEM) anunciou na tarde desta quarta-feira, 24, que a prefeitura não realizará o carnaval oficial e não patrocinará outros eventos carnavalescos na cidade no ano de 2022. De acordo com o comunicado do Município, a decisão foi tomada como medida de precaução e prevenção visando evitar uma nova onda de casos de Covid-19, resguardando a saúde e a vida da população.
“Nós finalizamos uma reunião aqui na prefeitura com os nossos assessores analisando a situação da pandemia e também decidimos que por medida de prudência e reponsabilidade não teremos o evento oficial do carnaval de Conselheiro Lafaiete em 2022. Nenhum evento será patrocinado pela prefeitura no carnaval de 2022. Entendemos que estamos vencendo a pandemia, que é uma medida responsável e necessária para que a gente não coloque em risco a vida e saúde da nossa população”, disse o prefeito em comunicado.
Mário Marcus ainda disse que serão “restritivos” na avaliação da realização de eventos particulares e que espera realizar o carnaval em 2023, comemorando o fim da pandemia.
“Nós seremos restritivos a possíveis eventos particulares, que terão que seguir os protocolos do Estado e estaremos acompanhando todos eles. Se Deus quiser, em 2023 nós estaremos anunciando com muita alegria o carnaval de 2023, em que estaremos comemorando o fim da pandemia e está luta que será de todos nós lafaietenses”, finalizou Mário.
De acordo com os dados epidemiológicos divulgados pela Prefeitura Municipal nesta quarta-feira, 16.031 casos de Covid-19 foram confirmados em Conselheiro Lafaiete, sendo 15.732 recuperados, 11 em monitoramento e 288 óbitos.
O “vacinômetro” da Secretaria de Estado de Saúde mostra que, em Conselheiro Lafaiete, 98.312 pessoas foram vacinadas com a primeira dose do imunizante contra a Covid-19, 81.722 com a segunda, 2.802 com a terceira e 8.995 com a dose de reforço. Sendo assim, 76,25% da população lafaietense está parcialmente imunizada contra o novo coronavírus e 65,56% recebeu a imunização completa.