Prazos para pagamento do IPVA começam a vencer hoje (13)

Faça parte do Portal Mais Minas no Instagram e Google Notícias. Mantenha-se bem informado.

Se você é proprietário de um automóvel é melhor ficar atento: os prazos para pagamento da primeira parcela do Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores (IPVA) começam a vencer hoje (13) para os veículos com placar terminadas em 1 e 2. As datas para os demais números irão vencendo no decorrer da semana, até a sexta-feira (17).

O IPVA pode ser pago à vista ou em até três parcelas, entre 13 de janeiro e 19 de março, com dias específicos em cada mês para a realização dos pagamentos.

Caso o condutor decida fazer o pagamento à vista, este ganhará um desconto de 3% no valor total, desde que os valores sejam quitados entre 13 e 17 de janeiro. Mas é importante ficar atento pois na guia de pagamento único existem duas opções: “cota única” e “em uma parcela”. Caso escolha pagar “em uma parcela”, o desconto de 1% não é aplicado, mesmo que o pagamento continue sendo integral e com a mesma data de vencimento.

Veja também: Prazos para pagamento do Seguro DPVAT começam a vencer hoje (13)

Prazos de pagamento

Placas terminadas emJaneiro (Cota única/1ª parcela)Fevereiro (2ª parcela)Março (3ª parcela)
1 e 213 de janeiro13 de fevereiro13 de março
3 e 414 de janeiro14 de fevereiro16 de março
5 e 615 de janeiro17 de fevereiro17 de março
7 e 816 de janeiro18 de fevereiro18 de março
9 e 017 de janeiro19 de fevereiro19 de março

Para acessar o calendário de pagamentos no site oficial da Secretaria de Estado da Fazenda, basta clicar aqui.

Valores de pagamento

Para acessar a tabela de valores de acordo com o tipo de veículo no site oficial da Secretaria de Estado da Fazenda tenha em mãos o número do Renavam do automóvel e clique aqui.

O que é o IPVA?

O site da Secretaria de Estado da Fazenda define o IPVA da seguinte forma:

Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores (IPVA) é um tributo devido anualmente pelos proprietários de automóveis de passeio ou utilitários, caminhonetes, motocicletas, ônibus, caminhões, aeronaves e embarcações, salvo em situações de isenção ou imunidade.

Conforme legislação vigente, o IPVA tem como fato gerador a propriedade do veículo em 1º de janeiro de cada exercício. No entanto, tratando-se de veículo novo, considera-se ocorrido o fato gerador do imposto a data da sua primeira aquisição ou, se o veículo for de procedência estrangeira, a data do seu desembaraço aduaneiro. Também considera-se ocorrido o fato gerador a data da perda da imunidade ou isenção.

O valor a pagar é calculado com base no valor venal do veículo, sobre o qual aplicam-se alíquotas que variam de 0,5% a 4%. O pagamento do referido imposto pode ser feito de uma só vez (com desconto de 3%) ou em três parcelas consecutivas (sem o desconto), observando-se o valor mínimo da parcela (R$ 50,00).

As datas de vencimento são escalonadas de acordo com o final de placa, iniciando-se em janeiro, e o contribuinte inadimplente fica sujeito a cobrança de multas e juros, bem como impedido de obter o licenciamento do respectivo veículo.

Desconto

Para o IPVA 2020 os contribuintes que efetuaram todos os pagamentos em dia dos 2 últimos anos (2018 e 2019) receberão um desconto extra de mais 3% na base de cálculo do IPVA 2020.

Para maiores informações sobre esse desconto clique aqui.

A revisão ou restituição do IPVA podem ser solicitadas, caso haja discordância do valor calculado pela SEF/MG ou se efetuado pagamento a maior.

Do total arrecadado pelo IPVA

O Estado repassa ao município onde o veículo está licenciado, 50% da receita arrecadada com o IPVA, depois de descontado o percentual do FUNDEB, previsto no Inciso II, do parágrafo 1º do artigo 31, Lei 11.494/07. O produto da arrecadação deve ser aplicado na prestação de serviços públicos como saúde, educação e segurança.

Em Minas Gerais, a cobrança e o controle da arrecadação do IPVA é responsabilidade da Superintendência de Arrecadação e Informações Fiscais (SAIF) – Subsecretaria da Receita Estadual (SRE), da Secretaria de Estado de Fazenda (SEF/MG).

Veja também: Conheça a CNH Digital, ferramenta que pode salvar os esquecidos

Este site utiliza cookies para melhorar sua experiência. Presumiremos que você concorda com isso, mas você pode cancelar se desejar. aceitar LER MAIS