Na noite deste sábado (8), após parte do município de Itabirito sentir mais um tremor de terra, agora pelo terceiro dia seguido, o prefeito de Itabirito Orlando Caldeira foi às redes sociais para tranquilizar a população quanto à origem dos abalos sísmico.
Segundo o prefeito, “existem diferenças entre ondas sísmicas e de explosão”, e que nesse caso “já foi notificado que se trata de ondas sísmicas”, e que o epicentro desta vez foi em Santo Antonio da Grama, próximo a Nova Lima, com intensidade 3.1 na Escala Richter.
Orlando informou que os tremores foram causados pelo alinhamento de uma falha no solo que passa por Itabirito e que atravessa a Serra da Moeda, e que essas movimentações causam um alívio de tensão geológica, que produzem as vibrações.
Assista a declaração do prefeito:
Os outros dois tremores de terra ocorrerem na última sexta-feira (8), um de magnitude 2,3 e outro de 2,8 na escala Richter, sendo registrados pelo Observatório Sismológico da Universidade de Brasília nos horários da 00h53 e 18h39, de sexta-feira.
O prefeito de Itabirito informou que o telefone 199 da Defesa Civil está disponível para atender toda a população.