O volume de chuvas que precipitou sobre Mariana nos meses de outubro e novembro e até a presente data está acima da média histórica. O que deixou o solo saturado, estando vulnerável a deslizamentos. Isso também aconteceu com os rios e córregos que elevaram o volume de águas nos últimos dias.
A Defesa Civil de Mariana alerta para a intensificação de chuvas nos últimos dias do ano, devido a diversas áreas de instabilidade e a circulação de ventos no sentido horário, a cidade fica sujeita a chuvas fortes e volumosas nos próximos dias.
A previsão é que os temporais aconteçam a partir de amanhã (quarta-feira, 29) até o próximo domingo (02). Entre quinta (30) e sexta-feira (31), a chuva se intensifica ainda mais sobre a sede e os distritos. Alerta para o alto risco de tempestades, inclusive, durante a virada do ano!
Devido ao alto volume de chuva há possibilidade de alagamentos, enchentes, transbordamentos de córregos e rios, deslizamentos de encostas. Fique atento durante as chuvas, ao perceber movimentação do terreno ou aumento do volume de água dos rios e córregos, deixe sua residência e procure abrigo em um local seguro.
A previsão indica mais de 100 mm acumulados até o dia 02 de janeiro de 2022, sendo que o acumulado de chuva previsto para os próximos 15 dias ultrapassa os 270 mm. O maior volume de chuva está previsto para o dia 31, quando pode-se ter uma chuva, ou acumulado do dia, de 30 mm.
Em caso de emergência ligue:
- (31) 3558-4412 / 199 – Defesa Civil
- (31) 3558-5123 / 153 – Guarda Municipal
* Com informações da Prefeitura de Mariana