Presidente da Câmara de Ouro Preto busca apoio para restauração da Igreja de Glaura

Terceira fase do restauro depende de novos recursos

Presidente da Câmara busca apoio para restauração da Igreja de Glaura

Faça parte do Portal Mais Minas no Instagram. Mantenha-se bem informado.

O presidente da Câmara Municipal de Ouro Preto, Vantuir Silva, realizou uma reunião na segunda-feira (17) para buscar apoio institucional do Ministério Público e da Prefeitura para viabilizar a conclusão da terceira fase da restauração da Igreja Santo Antônio, localizada no distrito de Glaura.

No encontro, foram discutidas às formas de financiamento para as obras, considerando a possibilidade de captação de recursos junto à empresa Vale e pela Plataforma Sementes do Ministério Público de Minas Gerais (MPMG).

Ministério Público pode destinar recursos

O promotor titular da 1ª Promotoria de Justiça de Ouro Preto, Emmanuel Levenhagen Pelegrini, explicou o funcionamento da Plataforma Sementes. Segundo ele, trata-se de um mecanismo que permite a destinação de recursos financeiros oriundos de acordos judiciais celebrados pelo MPMG em casos de ilícitos ambientais, criminais e outros passíveis de indenização. “Esses recursos são utilizados em benefício da própria população”, afirma.

PUBLICIDADE

Ele destacou que as duas primeiras fases da restauração da Igreja Santo Antônio já foram custeadas com valores destinados pelo Ministério Público. “Nós discutimos a utilização desses recursos, ou de parte deles, para custear a reparação da Igreja Santo Antônio de Glaura. O Ministério Público está à disposição para contribuir, por meio da Plataforma Sementes, também, nessa terceira fase”, garantiu.

Terceira fase inclui restauração de elementos artísticos

O padre Harley Carlos de Carvalho Lima, responsável pela Paróquia Nossa Senhora de Nazaré (Cachoeira do Campo), explicou que a terceira fase da obra é essencial para a conclusão da restauração. “Agora, precisamos restaurar os elementos artísticos, como os altares laterais, o altar-mor, as imagens e outros elementos que compõem o interior da igreja”, detalhou.

Segundo ele, a reunião trouxe perspectivas positivas para a continuidade do projeto. “Acredito que vai dar muito certo pela resposta positiva do promotor, que demonstrou grande interesse em preservar o patrimônio de fé que é a Igreja de Santo Antônio de Glaura”, disse o padre.

O presidente da Câmara reforçou a importância da reunião para a viabilização do projeto. “Tratamos de vários assuntos, principalmente sobre a finalização da restauração da igreja e de seus elementos artísticos. Esse diálogo é essencial para garantir os recursos necessários à conclusão das obras. Tenho certeza de que conseguiremos avançar com essa pauta”, afirmou Vantuir Silva.

Participantes do encontro

Além do presidente da Câmara e do promotor de Justiça, participaram da reunião o secretário de Cultura e Turismo de Ouro Preto, Flávio Malta, o gerente de Cultura da Prefeitura, Wanderson José Rolla Gomes, o restaurador responsável pelo projeto, Aldo Araújo, e a professora aposentada e moradora de Glaura, Maria Aparecida Guimarães.

A expectativa é que, com o apoio do Ministério Público e da Prefeitura, seja possível captar os recursos necessários para finalizar a restauração e garantir a preservação do patrimônio histórico e cultural da cidade.

leia também:

Deixe um comentário

* Ao utilizar este formulário você concorda com o armazenamento e tratamento de seus dados por este site.

💬 🔗

Este site utiliza cookies para melhorar sua experiência. Presumiremos que você concorda com isso, mas você pode cancelar se desejar. aceitar LER MAIS