Primeira casa do novo Bento Rodrigues começa a ser construída

0 comment

Após quase quatro anos do rompimento da barragem de rejeitos em Bento Rodrigues, as novas casas das famílias que perderam tudo na lama começaram a ser construídas nesta segunda-feira (29). A Fundação Renova, instituição responsável pela reparação dos danos causados pela barragem do Fundão, contratou as empresas HTB e Andrade Gutierrez para fazer as obras.

A HTB é responsável por realizar os serviços de infraestrutura e pela construção das residências e demais construções públicas para reassentar os moradores de Bento Rodrigues e a Andrade Gutierrez, dos moradores de Paracatu de Baixo, distrito que também foi atingido pela lama. No total, foram 50 milhões de m³ do material, que devastaram todo o caminho entre Bento Rodrigues e o Rio Doce, a cerca de 650 km de distância.

A previsão é que 225 casas sejam construídas até 27 de agosto de 2020, ou seja, em pouco mais de um ano. Caso o prazo não seja cumprido, a Fundação Renova poderá ser multada em R$ 1 milhão por dia de atraso.

A Fundação vai “devolver” não só as casas dessas famílias, mas também toda a estrutura do povoado. O reassentamento desenvolve um planejamento urbanístico e instalação de bens coletivos, como escola, posto de saúde, campo de futebol, quadras e igrejas. Tudo será estudado e personalizado diretamente com a Prefeitura de Mariana, de onde Bento Rodrigues é distrito. No total, são 398 hectares de área disponível para construção.

Veja o desenho das casas de Bento Rodrigues:

Em seu Facebook, Duarte Junior, prefeito de Mariana, comemorou a conquista:

“Vivemos hoje um momento histórico para os moradores de Bento Rodrigues e Paracatu de Baixo. No início da tarde, participamos da cerimônia que comemorou o pontapé inicial da construção das casas do novo distrito de Bento Rodrigues. Sabemos que a cicatriz do rompimento da Barragem de Fundão, em 2015, será eterna, mas iremos fazer o possível para reparar e dar dignidade a essas pessoas. Sabemos que os moradores do Bento encontrarão sua paz vivendo em suas casas, como era antes. Por isso, estamos empenhados em reconstruir essa história e faremos tudo que estiver ao nosso alcance para recuperar a memória desse distrito que foi o primeiro de Mariana. Também nesta segunda, acompanhei outra importante ação, a tão aguardada assinatura do contrato com a Andrade Gutierrez, construtora responsável pelas obras em Paracatu de Baixo”, comentou.

Este site utiliza cookies para melhorar sua experiência. Presumiremos que você concorda com isso, mas você pode cancelar se desejar. aceitar LER MAIS