Antônio Martins, ex-aluno e ex-professor da Escola Técnica de Metalurgia e Mineração de Ouro Preto, foi homenageado pelo IFMG em uma cerimônia especial que celebrou seus 100 anos de vida. O evento reuniu servidores, docentes e colegas em torno da memória de sua contribuição à formação profissional e tecnológica na instituição.
A solenidade ocorreu no Hub Francisca Mina, no Campus Ouro Preto do Instituto Federal de Minas Gerais (IFMG), e foi marcada por relatos emocionados, resgate de memórias e agradecimentos. A direção-geral, professores aposentados e membros da área de Metalurgia participaram do encontro.
Martins nasceu em Cachoeira do Campo e ingressou no curso técnico em Metalurgia em 1949, formando-se em 1951. Em 1967, retornou à instituição como professor, permanecendo até sua aposentadoria em 1994. Sua trajetória está diretamente ligada à consolidação da formação técnica em Minas Gerais.
Durante a cerimônia, o professor Hugo Rafael Gomes representou o diretor-geral Reginato Fernandes. Em sua fala, ressaltou o papel de ações como essa para a identidade institucional. “Parabéns por esta iniciativa e por cultivarem esse carinho com os colegas, até para que as novas gerações vejam toda a história do curso, da escola e da própria indústria nacional. Senhor Antônio, estamos todos orgulhosos de compartilhar este momento.”
O coordenador da área de Metalurgia, Daniel Fraga Pinto, também destacou a relevância do ato. “Embora eu não tenha participado dos diversos casos que hoje foram contados aqui, acho importante lembrarmos de onde viemos e homenagear as pessoas que por aqui passaram e fizeram a diferença em nossas vidas.”
Antônio Martins também colaborou, em 2015, com o projeto “A Escola Técnica de Metalurgia e Mineração de Ouro Preto: registros de história oral”, coordenado pelo professor Arthur Versiani Machado. A entrevista gravada para o projeto integra hoje o acervo do Laboratório de Memória Institucional e Pesquisa Histórica (Lamphis/CODEHCISA) e será relembrada em uma edição especial da série “Eu faço parte desta história”.
Comentários do post