Os ovos são um alimento barato, mas incrivelmente nutritivo. Eles contêm relativamente poucas calorias, mas são embalados com:
- proteínas
- vitaminas
- minerais
- gorduras saudáveis
- vários nutrientes traço
Dito isto, a maneira como você prepara seus ovos pode afetar seu perfil nutricional.
Dicas para cozinhar ovos super saudáveis
Os ovos são nutritivos, mas você pode torná-los ainda mais saudáveis.
Aqui estão cinco dicas para cozinhar ovos super saudáveis:
1. Escolha um método de cozimento de baixa caloria
Se você está tentando reduzir as calorias , escolha ovos escalfados ou cozidos.
Esses métodos de cozimento não adicionam calorias extras de gordura, portanto, a refeição terá menos calorias do que ovos fritos ou mexidos ou uma omelete.
2. Combine-os com legumes
Os ovos combinam muito bem com legumes.
Isso significa que comer ovos é uma ótima oportunidade para aumentar sua ingestão de vegetais e adicionar fibras e vitaminas extras à sua refeição.
Algumas ideias simples incluem adicionar os vegetais de sua escolha em uma omelete ou ovos mexidos. Ou simplesmente cozinhe os ovos da maneira que quiser e tenha legumes ao lado.
3. Frite-os em um óleo estável em altas temperaturas
Os melhores óleos para cozinhar em fogo alto, como na frigideir , são aqueles que permanecem estáveis em altas temperaturas e não oxidam facilmente para formar radicais livres nocivos.
Exemplos de boas escolhas incluem óleo de abacate e óleo de girassol . Se estiver usando azeite extra-virgem ou óleo de coco , é melhor cozinhar em temperaturas inferiores a 210°C (410°F) e 177°C (350°F), respectivamente.
4. Escolha os ovos mais nutritivos que você puder comprar
Vários fatores, incluindo o método de criação e a dieta das galinhas, podem influenciar a qualidade nutricional dos ovos.
Em geral, acredita-se que os ovos criados em pastagens e orgânicos sejam nutricionalmente superiores aos ovos produzidos em gaiolas e convencionalmente.
Este artigo entra em detalhes sobre as diferenças nutricionais entre os ovos produzidos por diferentes métodos.
5. Não cozinhe demais
Quanto mais tempo e mais quente você cozinhar seus ovos, mais nutrientes você pode perder.
Usar calor mais alto por mais tempo também pode aumentar a quantidade de colesterol oxidado que eles contêm, o que é particularmente verdadeiro para fritar.