Queda de avião monomotor na Bahia mata empresário de Minas Gerais que se formou na UFOP

Queda de avião na Bahia mata empresário de Minas Gerais que se formou na UFOP

Faça parte do Portal Mais Minas no Instagram. Mantenha-se bem informado.

Na tarde de segunda-feira, 10 de fevereiro de 2025, um avião monomotor caiu e explodiu na zona rural de Prado, no extremo sul da Bahia, resultando na morte do empresário mineiro Fredy Antônio Tanos Lopes, de 70 anos. A aeronave era pilotada pelo bioquímico Mário Alessandro Gontijo de Melo, ex-secretário de Saúde de Eunápolis, que sobreviveu ao acidente e foi hospitalizado.

O acidente

O acidente ocorreu em uma área de difícil acesso entre os distritos de Corumbau e Cumuruxatiba, no município de Prado. Testemunhas contaram que uma aeronave, de prefixo PU-DLG, voou em baixa altitude antes de colidir com uma falésia e acidente. Fredy Tanos ficou preso às ferragens e teve o corpo carbonizado, sendo removido dos destroços pela Brigada de Emergência Voluntária de Cumuruxatiba e encaminhado ao Instituto Médico Legal (IML) de Itamaraju.

PUBLICIDADE

Mário Gontijo, proprietário e piloto da aeronave, conseguiu sair antes da explosão. Ele foi socorrido por moradores locais e transportado de presidente para o Hospital Luís Eduardo Magalhães, em Porto Seguro. De acordo com informações, seu estado de saúde é estável, sem fraturas, e ele foi transferido para uma clínica particular em Eunápolis.

Perfil das vítimas

Fredy Antônio Tanos Lopes era natural de Sete Lagoas, Minas Gerais. Formado em Farmácia Bioquímica pela Universidade Federal de Ouro Preto (Ufop) em 1977, fundou a rede de laboratórios Laboranálise em 1978, que atualmente possui três unidades em sua cidade natal. Divorciado, deixa dois filhos, ambos médicos. Além de sua atuação profissional, Fredy foi presidente do Iporanga Social Clube em dois mandatos, 1995 e 2001, e ocupou o cargo de diretor do clube.

Mário Gontijo é bioquímico, empresário do setor de laboratórios, professor do curso de medicina e ex-secretário de Saúde de Eunápolis. Reconhecido por sua experiência como piloto, a aeronave envolvida no acidente, modelo MC-01 fabricado em 2020 pela Montaer Ltda., foi registrada em seu nome.

Investigação e repercussão

As causas do acidente ainda são desconhecidas e estão sob investigação pelo Centro de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (Cenipa). Os Investigadores do Segundo Serviço Regional de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (SERIPA II), com sede em Recife, foram acionados para realizar a ação inicial da ocorrência, que inclui coleta de dados, preservação de evidências e análise dos destroços.

A morte de Fredy Tanos sofreu grande comoção em Sete Lagoas e na comunidade médica de Minas Gerais. Colegas, amigos e familiares lamentaram a perda do empresário, destacando sua contribuição para a área de análises clínicas e seu envolvimento em atividades sociais na região. Até o momento, não há informações sobre os procedimentos fúnebres.

leia também:

Deixe um comentário

* Ao utilizar este formulário você concorda com o armazenamento e tratamento de seus dados por este site.

💬 🔗

Este site utiliza cookies para melhorar sua experiência. Presumiremos que você concorda com isso, mas você pode cancelar se desejar. aceitar LER MAIS